Viagora

Call Centers deverão atender surdos por chamada de vídeo no Piauí

De acordo com o deputado estadual Flávio Nogueira Júnior, que é o autor da lei, a decisão tem como objetivo trazer autonomia para as pessoas surdas do Estado.

Foi sancionada na última sexta-feira (13), a Lei n. 7.921, que determina que empresas de centrais de atendimento telefônico como Call Centers e Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) realizem o atendimento por vídeo chamada para pessoas surdas em todo o Piauí. O deputado Flávio Nogueira Júnior (PT) é o autor da lei que visa trazer mais autonomia e inclusão aos surdos.

De acordo com a norma, as empresas de Call Center terão 180 dias para a adaptação da legislação, que deve contar com a disponibilização de atendentes qualificados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Foto: Bruna Sousa/ViagoraDeputado estadual Flávio Nogueira Júnior
Deputado estadual Flávio Nogueira Júnior

“Essa era uma demanda que a população surda tinha. Eles tinham uma espécie de dependência das outras pessoas para resolver quaisquer pendências via atendimento telefônico. Isso tira a privacidade e a autonomia desse público. Por isso, propusemos a lei e contamos com a sensibilidade dos demais deputados e também da então governadora Regina Sousa para sancioná-la”, explicou o parlamentar.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Piauí cerca de 40 mil pessoas possuem total ou com grave deficiência auditiva. Flávio Nogueira Júnior pontuou que a legislação irá abrir também uma oportunidade de ampliação de vagas no mercado de trabalho para os intérpretes de libras. A lei passa a vigorar em 180 dias, e as empresas que se recusarem a adotar a nova

Facebook
Veja também