Viagora

Dr. Pessoa inaugura Centro de Controle Operacional na Strans

De acordo com o superintendente de Trânsito de Teresina, Bruno Pessoa, o orçamento final de todas as instalações é de cerca de R$ 26 milhões.

  • Sthefany Negreiros / Viagora Cel Scheiwann Lopes, secretário Chico Lucas e Dr. Pessoa1 / 5 Cel Scheiwann Lopes, secretário Chico Lucas e Dr. Pessoa
  • Sthefany Negreiros / Viagora STRANS viatura2 / 5 STRANS viatura
  • Sthefany Negreiros / Viagora Centro de Controle Operacional de Teresina3 / 5 Centro de Controle Operacional de Teresina
  • Sthefany Negreiros / Viagora Dr. Pessoa e autoridades de segurança e trânsito.4 / 5 Dr. Pessoa e autoridades de segurança e trânsito.
  • Divulgação/ Prefeitura de Teresina Central da Strans5 / 5 Central da Strans

Na manhã desta quinta-feira (19), ocorreu a inauguração do Centro de Controle Operacional de Teresina – CCO, localizado no bairro Vermelha. marcaram presença na solenidade o prefeito Dr. Pessoa, o superintendente de Trânsito de Teresina, Bruno Pessoa, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, entre outras autoridades.

De acordo com o superintendente de Trânsito da capital, Bruno Pessoa, destacou que as ações da Strans serão alavancadas com a instalação das câmeras.

“Com o Centro de Controle nos conseguiremos nortear as ações da nossa superintendência e assim alavancarmos nossas ações nos pontos mais distantes de Teresina. Estamos implementando nesse primeiro momento 500 câmeras, onde conseguimos fazer diversos tipos de monitoramento na cidade, tipo reconhecimento de placas em tempo real, onde a gente pode nortear e subsidiar a segurança pública que pode detectar um veículo roubado, por exemplo, e a partir do CCO conseguimos ter o controle à medida que instalamos os nossos semáforos inteligentes que se autorregulam de acordo com o tráfego. Esperamos que até o final do ano a gente consiga instalar 2000 câmeras para que possamos monitorar as principais saídas da cidade e pontes”, iniciou o superintendente.

Bruno Pessoa apontou ainda que as câmeras já estão instaladas nos principais corredores de tráfego da cidade. “Elas estão nos principais pontos da Av. Frei Serafim, onde estão as estações e terminais de ônibus, para que possamos contar os veículos e o fluxo de pessoas e assim analisarmos medidas no CCO”, disse o gestor da Strans.

Sobre a parceria com a Secretaria de Segurança do Estado, o superintendente afirmou que o apoio vem para somar. “A parceria foi bem recebida pelo secretário Chico Lucas, que demonstrou interesse em fazer um Termo de Cooperação Técnica, tanto para a Polícia Rodoviária, quanto para a Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, juntamente com a Strans e a Guarda Municipal, para podermos dar a contribuição à segurança da capital.”, concluiu Bruno Pessoa.

O Secretário de Segurança, Chico Lucas, reforçou sobre o apoio do Estado a prefeitura de Teresina. “A Secretaria de Segurança é parceira da Prefeitura, então eles nos convidaram, cederam um espaço, e a gente fica muito grato de poder contar com essa colaboração nessa importante política pública onde temos que utilizar do monitoramento. Esse é um passo inicial que será seguido de outros, e estaremos sempre ao lado da Prefeitura de Teresina”,

Segundo Dr. Pessoa, o monitoramento do trânsito teresinense se tornará mais eficiente com a implementação do CCO.

“Com o CCO será possível ver exatamente motoristas, placas de carro, engarrafamentos, para o trabalho ser agilizado e assim desobstruirmos o trânsito, entre outras coisas. São 500 câmeras e 200 pontos de fiscalização, mas no momento 50 câmeras serão instaladas correspondendo à cerca de 130 ou 140 câmeras. Antes do final de 2023 todas elas estarão funcionando aqui com esse olhar de coordenação e integração das polícias e da sociedade, já que desvios de conduta também serão registrados nas gravações”, explicou o gestor da capital.

Facebook
Veja também