Viagora

Uespi oferta 70 bolsas de extensão para estudantes no valor de R$ 700

O objetivo é a seleção de programas e projetos de extensão com a oferta de bolsas de extensão para estudantes no âmbito do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU).

Nesta terça-feira (17), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), através da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantins e Comunitários (PREX), lançou o edital PREX/PIBEU nº 057/2023p. O objetivo é a seleção de programas e projetos de extensão com a oferta de bolsas de extensão para estudantes no âmbito do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU). A submissão de propostas iniciou hoje e termina no dia 31 de outubro.

A UESPI destaca que o edital tem como objetivo selecionar Ações Extensionistas (A.E) desenvolvidas sob a forma de programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços, nas áreas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, da Terra e da Natureza, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias, Linguísticas, Letras e Artes.

De acordo com a Universidade, serão disponibilizadas 70 bolsas para estudantes, custeadas com recursos financeiros oriundo do orçamento geral, correspondente ao pagamento mensal de bolsas no valor de R$ 700,00 por bolsista, com extensão de duração de 12 meses.

A diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão (DPPE), professora Samaira Souza, explica que a oferta de novos recursos para as atividades de extensão representa uma oportunidade de ampliar o impacto da universidade na comunidade, contribuindo para a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de ações transformadoras.

“O fomento a projetos de extensão é importante porque fortalece a relação entre a universidade e a comunidade, promovendo ações que contribuem para o desenvolvimento local, regional e nacional, além de enriquecer a formação dos discentes e a produção de conhecimento”, disse.

Requisitos para Processo Seletivo

Segundo a UESPI, estão aptos para a seleção os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, servidores docentes, técnicos administrativos e membros da comunidade externa em atividades organizadas pela PREX. Os candidatos que atuam como servidores técnico administrativo poderão ser coordenadores das ações extensionistas, mas necessitará de um docente para desenvolver a orientação dos discentes envolvidos na ação.

Bolsistas

A UESPI informa que as propostas selecionadas devem atender a critérios de relevância social, sendo assim, devem apresentar ideias de ações transformadoras para resolver problemas sociais e baseadas na inclusão de grupos sociais, desenvolvimento de métodos e processos de produção, inovação e compartilhamento de conhecimento, melhoria das oportunidades educacionais e acesso à formação e qualificação, além de estar alinhado com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Facebook
Veja também