Viagora

Museu do Piauí expõe pinturas de Lucílio de Albuquerque

Até 30 de novembro a Exposição “Lucílio e Georgina: amor pela pintura” fica aberta ao público, a é entrada gratuita

Até o dia 30 deste mês de novembro, o Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes - sedia a exposição "Lucilio e Georgina: Amor pela Pintura", que reúne 31 pinturas em óleo sobre tela do pintor piauiense de carreira internacional Lucílio de Albuquerque e da esposa dele, Georgina de Albuquerque.

De acordo com o governo, esta é a primeira exposição no Piauí de obras de Lucílio, que, apesar de ter nascido em Barras, fez carreira no Rio de Janeiro, onde foi diretor da Escola Nacional de Belas Artes, e na Europa.

Foto: Divulgaçãomuseu do Piauí expõe pintura
museu do Piauí expõe pintura

“Ele que introduziu o impressionismo no Brasil, além de ser um paisagista muito bom. Foi professor de nomes como Cândido Portinari e Di Cavalcanti, mas poucos piauienses o conhecem, justamente porque ele construiu sua carreira fora do Piauí”, afirma o curador da exposição, Oswaldo G. Assunção.

As 25 obras de Lucílio e as seis de sua esposa são do acervo do colecionador e advogado piauiense Nelson Nery Costa, que adquiriu as peças em galerias do Rio de Janeiro e São Paulo e resolveu oferecê-las para exposição como forma da população do Piauí conhecer o grande talento de um filho da terra.

Foto: DivulgaçãoExposição de Pintura
Exposição de Pintura

Com o destaque internacional de Lucilio de Albuquerque no início do século XX, ao estudar na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde ganhou o cobiçado prêmio Viagem à Europa, em 1906. Antes da viagem, casou-se com a Georgina, paulista de Taubaté, que também era aluna da escola.

Após cinco anos em Paris, ele e Georgina retornaram ao Brasil, contribuindo significativamente para as artes e a educação artística. Anos depois do falecimento de Lucílio, Georgina também foi diretora da Escola Nacional de Belas Artes.

Segundo Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí, destaca que a exposição busca informar e transmitir a relevância desses grandes artistas. “A exposição é uma oportunidade única para a comunidade estudantil, o público em geral, estudiosos em arte e artistas conhecerem mais sobre esse casal icônico”, afirma a gestora.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, de 8h às 17h30, e aos sábados de 8h ao meio-dia. A entrada é gratuita. 

O Museu do Piauí fica localizado na Rua Areolino de Abreu, 900, ao lado da Praça da Bandeira, no Centro de Teresina.

Por: Noely Alvarenga

Facebook
Veja também