Viagora

Mutirão de cirurgias odontológicas zera fila de espera no HPM em Teresina

O serviço atende pessoas com deficiência intelectual e autismo, e é uma iniciativa da Seid.

Foi realizado nesta última quinta-feira (2), um mutirão de cirurgias, com o objetivo de zerar a filas de espera, um Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria da Saúde (Sesapi) e do Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM), que possibilita o tratamento odontológico, em âmbito terciário, às pessoas com deficiência intelectual e autismo, que necessitem de atendimento com sedação ou anestesia geral.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, esteve presente à ação e destacou a relevância do mutirão. “Isso vai dar uma maior segurança, conforto e um melhor atendimento aos pacientes e suas famílias. Esses pacientes precisam de uma atenção especial, com um tratamento diferenciado e, hoje, o centro cirúrgico do hospital está reservado apenas para eles”, diz o comandante.

“O serviço tem uma importância muito grande na vida e na saúde de quem necessita de um tipo especial de atendimento. Nós sabemos que as pessoas com autismo e deficiência intelectual têm dificuldade em fazer um tratamento odontológico, pois muitas vezes eles precisam ser sedados e aqui nós temos toda essa estrutura montada para melhor atendê-los, com toda a segurança necessária”, explica Mauro Eduardo ( o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência).

Segundo a tenente-coronel Amparo Veloso, diretora do Serviço Odontológico do Hospital da Polícia Militar, “hoje nós vamos operar 10 pacientes e, ao longo do mês de novembro, vamos atender outros nove que estão com os exames pré-operatórios atualizados. O serviço beneficia pacientes com deficiência cognitiva severa, que não têm entendimento de serem atendidos em âmbito de ambulatório”.

Por: Noely Alvarenga

Facebook
Veja também