Viagora

Anac homologa sistema de balizamento noturno do Aeroporto de Picos

. O equipamento conta com pista de pouso e decolagem de 1.600 metros de extensão e 30 metros de largura.

O Governo do Piauí informou que por meio da Secretaria dos Transportes (Setrans), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), homologou o sistema de iluminação noturna do Aeroporto Regional de Picos.

Conforme o govenro, a medida atesta o cumprimento de todos os requisitos de segurança para a realização de pousos e decolagens durante a noite no local. Podendo assim, receber voos de aeronaves com capacidade para até 40 passageiros. O equipamento conta com pista de pouso e decolagem de 1.600 metros de extensão e 30 metros de largura.

Foto: DivulgaçãoAeroporto de picos
Aeroporto de picos

 "Recebemos com grande satisfação a informação da homologação do balizamento noturno do Aeroporto de Picos. O pleno funcionamento do equipamento vai gerar desenvolvimento para o município, que tem um grande potencial econômico e para toda a região. Além disso, vai proporcionar que mais vidas sejam salvas por meio do Samu Aéreo que, a partir de agora, poderá realizar voos emergenciais também durante a noite", disse o secretário dos Transportes, Jonas Moura.

De acordo com o gestor, o Governo do Estado pleiteia a inserção dos aeroportos de Picos, Bom Jesus, Floriano e Barra Grande na rede nacional de aeroportos regionais. A intenção é possibilitar a oferta de voos regulares para esses municípios e fazer a interligação aérea de todas as regiões do Piauí com o restante do Brasil e atrair um número cada vez maior de pessoas para as potencialidades do estado. 

"Estamos interligando todo o estado com a construção e modernização de diversos aeródromos e trabalhando para encurtar as distâncias entre o Piauí e todas as regiões do Brasil e do mundo com esses aeroportos regionais. Com eles fazendo parte da rede nacional, vamos permitir que um número maior turistas e investidores conheçam o potencial do estado e acabem contribuindo com o desenvolvimento", destacou Moura. 

Por: Noely Alvarenga 

Facebook
Veja também