Viagora

Alepi e Câmara farão audiência para debater transporte de Teresina

Henrique Pires destacou que os deputados também estão empenhados a solucionar o problema, e garantiu que intermediará uma conversa dos parlamentes com o governador Rafael Fonteles (PT).

Na manhã dessa terça-feira (07), o deputado estadual Henrique Pires (MDB), recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário (Sintetro), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Os motoristas e cobradores apresentaram dados sobre a situação do transporte público em Teresina, além de apresentarem propostas para a resolução do problema atual. Foi decidido que a casa legislativa juntamente com a Câmara Municipal, vão realizar uma audiência pública para debater a pauta.

Foto: Divulgação/AlepiAlepi e Câmara Municipal realizarão audiência para debater sobre o transporte em Teresina.
Alepi e Câmara Municipal realizarão audiência para debater sobre o transporte em Teresina.

O presidente do Sintetro, Antônio Cardoso afirma que o antigo Sistema Inthegra, usado na gestão municipal, tinha problemas, mas funcionava bem, recebendo ajustes. “Hoje a situação está sem solução tanto para o usuário como para nós trabalhadores do setor. Eles apresentaram pontos negativos da gratuidade, como a geração de desemprego e o aumento de impostos para custeá-la. A gestão municipal tem conhecimento, com os recursos, mas se recusa a sentar para realizar os ajustes necessários”, afirmou.

O deputado Henrique Pires destacou que os deputados também estão empenhados a solucionar o problema, e garantiu que intermediará uma conversa dos parlamentes com o governador Rafael Fonteles (PT). “Antes precisamos saber o resultado da discussão do nosso presidente Franzé e do presidente da Câmara, Enzo Samuel, para darmos os encaminhamentos, mas vamos sim nos envolver e buscar a melhor solução para a população”, explicou.

Salários congelados

Os trabalhadores afirmaram que os salários da categoria já estão congelados há três anos, e a desativação de linhas foi a principal causa do caos que se instalou no sistema. Segundo o presidente do sindicato, ônibus foram desativados, por exemplo, a linha Rodoviária Circular, que possuía 18 ônibus e atualmente, possui apenas três.

De acordo com as lideranças do Sintetro, a única saída viável é o retorno do pagamento por quilometragem. O deputado Henrique Pires frisou aos representantes que será analisada uma solução administrativa ou jurídica, e ainda reafirmou que os recursos disponíveis devem ser utilizados.

Facebook
Veja também