Viagora

Hemopi promove campanha para doações de sangue no carnaval

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) iniciou uma programação especial voltada para o reforço do estoque de sangue no período carnavalesco.

Em clima de carnaval, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) iniciou nesta quinta-feira (09), uma programação especial que visa reforçar o estoque de sangue em todo o Estado. O número de doações tende a reduzir em até 30% nos períodos de festa, feriados prolongados e férias no Brasil.

A supervisora de captação de doadores, Susanne Rocha, explicou a necessidade de instituir parcerias público-privadas para ampliar o estoque de sangue. “Buscamos parcerias com instituições públicas e privadas, além da sociedade civil para reforçar o estoque de sangue durante o carnaval e garantir o fornecimento de hemocomponentes aos hospitais públicos do Estado e parte da rede privada”, explica a supervisora.

Foto: Divulgação/ HemopiHemopi promove campanha de doação de sangue no período carnavalesco.
Hemopi promove campanha de doação de sangue no período carnavalesco.

Pela manhã o Hemopi promoveu o Bloquinho da Solidariedade que ocorreu às 8h, na sede do Centro de Hematologia na cidade de Teresina. Além disso, uma campanha de doação de sangue também foi realizada na Unidade do Dirceu das 08h às 17h, que foi aberta a comunidade.

A próxima ação será organizada pelo Grupo Pulsando Vidas no Carnaval e a Igreja Adventista no dia 11 de fevereiro, sábado. Já na semana que antecede a folia nacional, os Reis e a Rainhas do Carnaval de Teresina farão uma visita ao Hemopi no dia 16 de fevereiro, a partir das 09h para doações.

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde do município de Palmeirais também irão contribuir com a semana de doações de sangue na capital piauiense. A torcida organizada do River decidiu se jogar na folia do Hemopi e prestará o ato solidário na sexta-feira (17).

Programação durante o carnaval

O Hemopi de Teresina funcionará durante o período carnavalesco, de 18 a 21 de fevereiro. Sendo que na segunda-feira (20) e na terça-feira (21), o serviço deve operar em horário diferente, de 7h15 às 16h.

Nos municípios de Picos, Parnaíba e Floriano, que sediam os hemocentros regionais, não haverá funcionamento para doação de sangue no período de 20 a 22 de fevereiro. Já na quarta-feira de Cinzas, o Hemopi funciona de 7h15 às 17h e o grupo da 1ª Igreja Batista encerra as parcerias do carnaval.

Critérios para fazer a doação:

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos alguns documentos digitais com foto.

Quem  não pode doar?

Quem teve hepatite após os 11 anos de idade

Mulheres grávidas ou em amamentação exclusiva

Quem passou por cirurgia cardíaca

Quem teve câncer

Quem teve relações sexuais com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses

Usuários de drogas

Pessoas com HIV, hepatite, sífilis e doença de Chagas

Para conferir demais critérios e impedimentos para doação de sangue acesse o site oficial do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Hemopi

Facebook
Veja também