Viagora

Adapi realiza evento sobre uso seguro de agrotóxicos em Teresina

O evento será na segunda-feira (17), às 9h, e vai até a quinta-feira (20), em 71 municípios do Piauí

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), realiza a I Semana Estadual do Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos, em Teresina e outros municípios piauienses.

O evento teve início nesta segunda-feira (17), às 9h, e vai até a quinta-feira (20). A ação acontecerá em 71 cidades do estado, mas na capital será realizada no auditório do Colégio Agrícola da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

De acordo com o gerente de Defesa Vegetal da Adapi, Ozael David, o evento visa chamar a atenção dos agricultores e consumidores, para o uso incorreto de agrotóxicos.  Segundo ele, os produtos podem acarretar intoxicações, problemas ambientais e econômicos.

Segundo a Sada, participarão do momento produtores rurais, técnicos agrícolas e comerciantes, além de alunos do curso de Agronomia. Cerca de 25 profissionais serão responsáveis por conscientizar sobre os perigos do uso demasiado de agrotóxicos, além de elucidar sobre a maneira correta do manejo da substância.

“Falaremos para que serve e quais são as formas de exposição direta, indireta, quais os riscos de uma aplicação inadequada, e informações administrativas sobre como é possível se adquirir tais produtos, além da importância do uso de equipamentos de proteção individual para se proteger na hora da aplicação”, disse o gerente Ozael David.

O Secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, afirmou que a melhor maneira de combater o mau uso e evitar punições, é com a educação, e que a Sada estará trabalhando para reduzir os riscos para a população e meio ambiente.

Por Kalita Leão

Facebook
Veja também