Viagora

Rafael assina acordo para identificar novos perímetros irrigados no Piauí

O governador do Piauí firmou o acordo nesta quarta-feira (19) com o Governo Federal, através do Ministério da Integração Regional para novos investimentos de irrigação.

Nesta quarta-feira (19), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou um acordo com o Governo Federal, através do Ministério da Integração Regional, para identificação de novos perímetros no estado a serem contemplados com investimentos de irrigação através de um Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). O gestor esteve reunido com sua equipe técnica em Teresina para discutir sobre dois projetos dos perímetros irrigados: Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos.

De acordo com o Governo do Piauí, os dois projetos correspondem a mais de 20 mil hectares, destes 5 mil são irrigados O aumento previsto com o incremento na região, é de 25 mil hectares. Ainda decorrente destes investimentos, novas oportunidades de empregos diretos serão geradas garantindo mais renda para os piauienses.

Foto: Divulgação/Governo do EstadoRafael Fonteles em reunião com dirigentes da Codevasf.
Rafael Fonteles em reunião com dirigentes da Codevasf.

Na ocasião, o governador afirmou que o modelo foi bem sucedido na Bahia e deve proporcionar melhorias no território piauiense. Os dirigentes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) estiveram na reunião e iniciaram os estudos para que futuramente sejam concedidos os perímetros irrigados.

“Estamos muito felizes com esta modelagem. Sabemos que deu certo na Bahia. Lá deu certo e é este modelo que a gente quer trazer para esses dois perímetros irrigados para quem sabe, fazer em outros locais a mesma modelagem”, explicou o governador.

Rafael Fonteles ressaltou ainda a importância da parceria com a iniciativa privada e o investimento do Governo Federal nos projetos.

“O Platôs de Guadalupe vão chegar a mais de 30 mil hectares irrigados, então, é algo muito significativo para toda a região. E o Estado, por meio da Secretaria da Irrigação, com a gestão do Firmino Paulo, dará este suporte para que os técnicos do governo federal ou da empresa contratada para fazer os estudos, possam encaminhar o mais rápido possível, com as informações necessárias para viabilizar economicamente estes perímetros”, afirmou o gestor.

O secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, Eduardo Tavares, esteve no evento e afirmou que o Piauí é um estado estratégico para a elaboração de planejamento do Plano Plurianual (PPA).

“Gostaríamos de agradecer a recepção do governador Rafael Fonteles e toda a equipe do estado. O Piauí é estratégico para esta nova etapa do projeto. Em nome do ministro Waldez Góes, estamos atendendo a uma diretriz do presidente Lula para reafirmar este compromisso do desenvolvimento sustentável, na ampliação de terrenos irrigados e implementação de uma série de obras estruturantes, e poder compartilhar com o povo do Piauí, discutindo quais são as prioridades do estado para estes próximos quatro anos”, destacou o gestor.

De acordo com o secretário de Estado da Irrigação e Segurança Hídrica, Firmino Paulo, o Piauí conta com apenas um quarto dos perímetros irrigados e com o auxílio do Governo Federal a obra deve ser finalizada.

“São mais de 20 mil hectares dos dois perímetros, para proporcionar irrigações nessas regiões. E hoje nós só temos, aproximadamente, um quarto destes perímetros irrigados. Então, queremos por meio dessa reunião técnica, com o Dnocs, Codevasf e Ministério da Integração Nacional, buscar o consórcio que está interessado em assumir esta PPI, que é um programa de investimento do governo federal que, com certeza, por meio destes investimentos, esta obra finalmente será finalizada e irá proporcionar cada vez mais desenvolvimento para a população do Piauí”, destacou o gestor

Facebook
Veja também