Viagora

Flávio Dino entrega viaturas para combate à violência contra a mulher no Piauí

A solenidade foi realizada na noite desta sexta-feira (05) no Quartel do Comando Geral da PM, onde também foi apresentado o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II).

  • Matheus Santos/Viagora Apresentação do Pronasci II1 / 16 Apresentação do Pronasci II
  • Matheus Santos/Viagora Rafael Fonteles e Flávio Dino2 / 16 Rafael Fonteles e Flávio Dino
  • Matheus Santos/Viagora Ministro Flávio Dino3 / 16 Ministro Flávio Dino
  • Matheus Santos/Viagora Rafael Fonteles Flávio Dino e Wellington Dias4 / 16 Rafael Fonteles Flávio Dino e Wellington Dias
  • Matheus Santos/Viagora Apresentação do Pronasci II5 / 16 Apresentação do Pronasci II
  • Matheus Santos/Viagora Viaturas entregues na solenidade6 / 16 Viaturas entregues na solenidade
  • Matheus Santos/Viagora Armamentos entregues na solenidade7 / 16 Armamentos entregues na solenidade
  • Matheus Santos/Viagora Governador Rafael Fonteles8 / 16 Governador Rafael Fonteles
  • Matheus Santos/Viagora Apresentação do Pronasci II9 / 16 Apresentação do Pronasci II
  • Matheus Santos/Viagora Ministro Flávio Dino e Dep. Franzé Silva10 / 16 Ministro Flávio Dino e Dep. Franzé Silva
  • Matheus Santos/Viagora Apresentação do Pronasci II11 / 16 Apresentação do Pronasci II
  • Matheus Santos/Viagora Ministro Wellington Dias12 / 16 Ministro Wellington Dias
  • Matheus Santos/Viagora Ministro Flávio Dino na Apresentação do Pronasci II13 / 16 Ministro Flávio Dino na Apresentação do Pronasci II
  • Matheus Santos/Viagora Equipamentos entregues na Solenidade14 / 16 Equipamentos entregues na Solenidade
  • Matheus Santos/Viagora Ministro Flávio Dino e Vice-governador Themístocles Filho15 / 16 Ministro Flávio Dino e Vice-governador Themístocles Filho
  • Matheus Santos/Viagora Apresentação do Pronasci II16 / 16 Apresentação do Pronasci II

Na noite desta sexta-feira (05), o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, esteve no Piauí para apresentar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II) e fazer a entrega de oito viaturas e armamentos a serem integrados em ações de enfrentamento a violência contra a mulher no Estado. No evento, que aconteceu no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Piauí (PM), em Teresina, o gestor da pasta ainda anunciou um investimento de R $10 milhões garantidos pelo Fundo Nacional de Segurança Pública.

Estiveram presentes na solenidade o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o vice-governador Themístocles Filho, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, além do secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas.

O governador Rafael Fonteles destacou a importância da integração das forças policiais no combate a criminalidade, além de pontuar que o Piauí está alinhado com os objetivos do Pronasci II.

“A nossa visão de segurança pública é totalmente alinhada com a visão do Ministério da Justiça e principalmente com o Pronasci, que fortalece o aparelho repressivo à criminalidade, sobretudo o crime organizado, nos ajudando com Inteligência, capacitação, operações integradas e com firmeza de decisão”, pontua.

O ministro Flávio Dino afirmou que o Piauí possui aproximadamente R$ 80 milhões de investimentos, oriundos do fundo nacional, destinados à aquisição de viaturas e armamentos. O gestor da pasta ainda falou sobre a desburocratização no acesso aos recursos federais.

“Nós estamos aqui para fortalecer a cooperação federativa na área da segurança Pública. Nós temos o Fundo Nacional de Segurança Pública e atendendo a sugestão do senhor e dos demais colegas governadores nós editamos aquela portaria facilitando o acesso aos recursos, hoje o senhor tem 80 milhões de reais relativos ao Piauí, assim que o senhor gastar tudo, tem mais dinheiro para o Estado”, explica. 

Segundo o ministro, o Piauí recebeu oito viaturas destinadas às delegacias especializadas no atendimento à mulher ou a patrulha Maria da Penha, além de 200 pistolas e cerca de 2 milhões para investir em armamentos e viaturas. 

Uma novidade foi anunciada por Flávio Dino, o Piauí contará com mais uma Casa da Mulher Brasileira que ficará localizada no município de Parnaíba, escolhida estrategicamente por ser a segunda cidade mais populosa do Estado, ficando atrás da capital que já dispõe de uma unidade responsável por proporcionar atendimento humanizado às vítimas de violência.

“Além desse recurso, nós temos hoje as ações específicas do Pronasci, estamos trazendo viaturas para integrar nas delegacias da mulher ou na Patrulha Maria da Penha, são oito viaturas, 200 pistolas, investimento aproximado em 2 milhões em armamentos e viaturas. Em parceria com o Ministério da Mulher, estamos também assinando hoje a autorização para a construção de outra Casa da Mulher Brasileira na cidade de Parnaíba”, explicou.

O ministro piauiense Wellington Dias também comentou sobre a abertura de diálogo com o Governo Federal e pontuou a importância do combate a violência contra a mulher a partir de políticas públicas aplicáveis.

“A ação representa a volta de um governo integrado com os estados e municípios. O  ministro também veio fazer esse anúncio de um olhar especial da segurança de quem precisa e o reconhecimento dessa área relacionada à violência contra a mulher que é um grande desafio. Colocando o Piauí como um dos estados que atenção em atenção integrada para as mulheres”, destaca.

Ademais, o secretário Chico Lucas agradeceu a atenção do Ministério da Justiça e Segurança Pública ao Estado e pontuou que as viaturas entregues tem o objetivo de fiscalizar as medidas protetivas ou ainda atuar na prevenção da violência contra a mulher visando constranger os agressores.

Facebook
Veja também