Viagora

Justiça Itinerante encerra atendimentos e atividades em Pedro II

Durante a ação, órgão esteve na Praça da Matiz, proporcionando um fácil acesso para a comunidade local.

A Justiça Itinerante divulgou nessa sexta-feira (23), que encerrou suas atividades no município de Pedro II, quais iniciaram no período de 19 a 23 de junho. Durante a ação, órgão esteve na Praça da Matiz, proporcionando um fácil acesso para a comunidade local.

De acordo com a Justiça Itinerante, foram realizados diversos atendimentos e ações, abrangendo áreas cruciais para a cidadania da população. Foi ofertado o serviço de realização de seis testes de DNA, o qual auxiliam na resolução de questões de paternidade e maternidade, garantindo o direito fundamental à identidade e o reconhecimento de vínculos familiares.

Foto: Divulgação/ TJ-PIUnidade móvel da Justiça Itinerante
Unidade móvel da Justiça Itinerante

O órgão destaca que foram contabilizadas 58 ações judiciais. Essas ações abrangem uma variedade de temas, desde questões de família, até de direito do consumidor e pequenas causas.

A superintende da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, afirma que a Justiça Itinerante também prestou 314 orientações judiciais à população, esclarecendo dúvidas, fornecendo informações legais e orientando sobre os procedimentos necessários para a resolução de problemas jurídicos.

O corredor do Foro Extrajudicial, desembargador José Ribamar Oliveira, explica que os trabalhos reforçam o compromisso do Judiciário piauiense em levar os serviços de forma eficiente e acessível às comunidades mais distantes. “Através dessa ação, a população de Pedro II teve a oportunidade de resolver pendências legais, obter orientações e garantir direitos fundamentais de maneira prática e desburocratizada”, disse.

O corredor-geral da Justiça, desembargador Olímpio José Passos Galvão destacou o sucesso da edição. “A Justiça Itinerante permanece comprometida em promover a cidadania e a igualdade de acesso à justiça em todo o estado do Piauí, levando essenciais diretamente aqueles que mais necessitam”, falou.

Ainda de acordo com a Justiça Itinerante, cerca de 168 casais se inscreveram no casamento comunitário. Foram realizadas 1.600 solicitações de registro civil, garantindo o acesso de muitos indivíduos aos seus documentos de identificação básicos, como certidões de nascimento, casamento e óbito. Foram realizadas 575 solicitações de RG e 588 atendimentos realizados pela Secretaria de Saúde do município.

Facebook
Veja também