Viagora

Faixas de ônibus da Avenida Principal do Dirceu irão ser removidas

A medida permitirá o retorno do estacionamento de veículos particulares na avenida, exceto nos pontos de embarque e desembarque de passageiros dos ônibus

Nessa terça-feira (18), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) anunciou mudanças na sinalização viária do Grande Dirceu, que incluem a retirada das faixas exclusivas de ônibus da Avenida José Francisco de Almeida Neto, conhecida como Avenida Principal do Dirceu, uma das vias de maior movimento da região.

A medida permitirá o retorno do estacionamento de veículos particulares na avenida, exceto nos pontos de embarque e desembarque de passageiros dos ônibus, o que deve criar aproximadamente 240 novas vagas de estacionamento. Além disso, algumas vias de mão única serão convertidas em vias de mão dupla. As mudanças têm previsão para ocorrer no mês de agosto deste ano.

Foto: DivulgaçãoMudança no trânsito
Mudança no trânsito
Com a modificação, a Prefeitura de Teresina espera disponibilizar cerca de 640 vagas de estacionamento nas ruas adjacentes à Avenida Principal do Dirceu. As faixas exclusivas para ônibus foram implementadas em 2018, como parte do novo sistema de transporte público da capital. Desde o início, essa medida gerou opiniões divergentes na comunidade.

No entanto, os proprietários de estabelecimentos comerciais da Avenida Principal do Dirceu manifestaram preocupações em relação à redução no número de clientes, uma vez que não era possível estacionar próximo às lojas devido às faixas exclusivas para ônibus. Essa reclamação contribuiu para a decisão da STRANS de rever a sinalização e possibilitar o estacionamento na via novamente.

A Strans ressalta que a faixa exclusiva para ônibus na avenida José Francisco de Almeida Neto, avenida Principal do Dirceu, ainda não está liberada ao tráfego geral para os condutores de veículos, pois só após a implantação da sinalização vertical e horizontal dos trechos que não serão permitidos o estacionamento dos veículos, por conta das paradas de ônibus para embarque e desembarque de passageiros, que ocorrerá a liberação da faixa para todos os veículos circulares.

Facebook
Veja também