Viagora

Hospital Lucídio Portella realiza treinamento cardíaco pediátrico

O treinamento prático, conduzido por cirurgiões cardíacos, aconteceu nessa quarta-feira (26) e contou com a participação dos profissionais de saúde do hospital infantil localizado em Teresina.

Nesta quarta-feira (26), os profissionais de saúde do Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp) participaram de treinamento prático nos setores da internação, centro cirúrgico e UTI. A atividade foi motivada pela necessidade de um bom preparo para lidar com a complexidade do transporte de paciente infantil cardiopata, que requer atenção especializada e cuidados minuciosos, e os desafios impostos pelas possíveis condições médicas sensíveis dos pacientes. O Governo do Piauí informa que, em breve, o Hilp deve começar a realizar cirurgias cardíacas pediátricas.

Os médicos Sebastião Martins, Jocerlano Sousa e Joaquim Aprígio formaram a equipe de cirurgiões cardíacos responsáveis por conduzir o treinamento. “Durante o treinamento, foram destacados os aspectos cruciais que profissionais de saúde e familiares devem considerar para garantir uma jornada segura e eficaz”, afirmou Vanda Rodrigues, chefe de Enfermagem do Hospital Infantil Lucídio Portella.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíTreinamento de profissionais do Hospital Infantil Lucídio Portella
Treinamento de profissionais do Hospital Infantil Lucídio Portella

Segundo o médico Joaquim Aprígio, a integração entre as diversas equipes que participam na assistência é o fator crucial para uma transição de cuidados adequadas no transporte do paciente, o que reforça a importância do treinamento. “Isso envolve uma avaliação minuciosa do estado clínico da criança, revisão de seus registros médicos e a identificação de quaisquer fatores de risco potenciais. Além disso, é fundamental que a equipe esteja treinada e qualificada para identificar e resolver interferências nessa fase tão importante”, diz o cirurgião.

Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, declara que é imprescindível, durante o transporte, contar com equipamentos de suporte vital apropriados e monitoramento contínuo dos sinais vitais da criança. “Isso inclui a presença de monitores cardíacos, oxímetros de pulso, ventiladores, entre outros dispositivos essenciais. A manutenção e calibração regular desses equipamentos são fundamentais para garantir a sua precisão e eficácia”, afirmou o gestor.

É necessário que os profissionais estejam prontamente preparados para intervir, em caso de alterações na frequência cardíaca, pressão arterial ou outros sinais de comprometimento cardiovascular. Para manter a estabilidade circulatória do paciente, o ajuste da ventilação mecânica e a administração de medicamentos específicos podem ser essenciais.

Se preciso, a equipe também deve monitorar detalhadamente os níveis de oxigênio no sangue da criança, assim como estar pronta para fornecer suporte respiratório adicional. “Apesar de todos os cuidados tomados, situações de emergência poderão ocorrer durante o transporte, por isso a equipe médica está sendo treinada para reconhecer e responder rapidamente a problemas como arritmias cardíacas, insuficiência respiratória ou outras complicações agudas”, informou Ribamar Bandeira, diretor-geral do Hilp.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também