Viagora

Sasc realiza "Projeto Cozinha Prática" para mulheres empreender

De acordo com a Sasc, as alunas aprenderam a preparar pratos saudáveis e rentáveis, fazendo o aproveitamento total de alimentos com vistas a novos empreendimentos na área da gastronomia.

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) juntamente com a Casa Santa Dulce, realizaram nos dias 27 e 128 de julho, aulas práticas para 16 mulheres na primeira edição do “Projeto Cozinha Prática”, onde é ministrado sobre culinária e empreendedorismo. Os encontros aconteceram na Casa de Missão-Residencial Dandara dos Cocais.

De acordo com a Sasc, as alunas aprenderam a preparar pratos saudáveis e rentáveis, fazendo o aproveitamento total de alimentos com vistas a novos empreendimentos na área da gastronomia e na participação em eventos variados. A primeira mostra acontecerá nos Festejos de Santa Dulce dos Pobres, dia 13 de agosto, no qual as mulheres participarão de barraquinhas para a venda de produtos aprendidos nas oficinas como chips de macaxeira e batata doce, picles de pepino e geleias de pimenta com goiaba.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíSasc capacita mulheres para culinária e empreendedorismo
Sasc capacita mulheres para culinária e empreendedorismo

A pasta destaca que as alunas também receberam orientações sobre educação alimentar e nutricional, higiene pessoal, ambiental e dos alimentos e boas práticas e ainda palestra sobre empreendedorismo.

Segundo a gerente de alimentação e nutrição da Sasc, Ana Luiza, o objetivo inicial do projeto é capacitar mulheres para um melhor aproveitamento de alimentos, já que a comunidade já faz parte de programas como o Banco de Alimentos, mas, durante as visitas, as técnicas perceberam o interesse das próprias mulheres em empreender, então o curso foi adaptado para incentivar geração de renda e empreendedorismo. 

“Essa comunidade já presta serviços à população todos os sábados, distribuindo um sopão para pessoas em situação de vulnerabilidade e também é assistida pela Sasc e por outros programas como de aquisição de alimentos. Então a oficina veio dar essa contribuição para que elas possam ter um aproveitamento melhor dos alimentos”, disse.

A Chef de Cozinha e coordenadora do Banco de alimentos da Sasc, Lorena Servio reforça que a experiencia na comunidade foi muito exitosa.  “A oficina está sendo um projeto pioneiro. A gente pensou numa coisa grande mais viu precisava também das primeiras experiencias para fazer alguma modificação. No curso rápido de cozinha prática a quente quer introduzir, dentro do dia a dia delas, tanta a parte nutricional e de segurança alimentar, quanto um aproveitamento total do alimento e capacitar para que elas tenham jogo de cintura de tá conseguindo todos os dias, com que elas têm dentro de casa, fazer uma boa alimentação. E não deixar de falar que torcemos para que, das 16 alunas aqui, a gente possa ter várias empreendedoras que possam montar algum tipo de negócio”, afirmou.

Facebook
Veja também