Viagora

Piauí terá duas escolas para povos indígenas até o final de 2023

Segundo o diretor dos Povos Originários da Sasc, cacique Henrique Manoel Nascimento, as iniciativas marcam o compromisso com os povos indígenas na educação escolar indígenas e valorização.

Nessa quinta-feira (17), representantes da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários, da Secretaria da Assistência Social do Trabalho e Direitos Humans (Sasc), juntamente com a Secretaria de Educação (Seduc) estiveram com lideranças Tabajaras, Guajajaras e Waraos para discutirem a implantação das primeiras escolas indígenas no Piauí.

Segundo o diretor dos Povos Originários da Sasc, cacique Henrique Manoel Nascimento, as iniciativas marcam o compromisso com os povos indígenas na educação escolar indígenas e valorização à pluralidade étnica.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíSasc afirma que Piauí terá escolas indígenas até o final de 2023
Sasc afirma que Piauí terá escolas indígenas até o final de 2023

A pasta afirma que até o final de 2023, estão previstas a inauguração de duas escolas no Piauí, sendo uma em Teresina para atender os povos Guajajaras e Waraos, e outra em Lagoa de São Francisco para os povos Tabajara e Tapuio.

De acordo com a Sesc, as comunidades indígenas estão se organizando junto ao Governo do Estado para a realização de seminários sobre educação indígena.  Nesta sexta (18) será realizado um seminário estadual na Aldeia Nazaré, em Lagoa de São Francisco para a preparação da comunidade sobre a importância de se ter escolas indígenas.

Museu dos Povos Originários

A Sasc informa que no dia 30 de agosto, acontecerá a inauguração do 1° Museu Indígena do Estado. O evento contará com a presença dos ministros do Desenvolvimento Social, Wellington Dias e da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Na oportunidade, serão apresentadas iniciativas na defesa dos povos originários, além da apresentação de propostas de parcerias do Governo Estadual, por meio da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc e Secretaria Estadual da Cultura (Secult) com o Governo Federal.

Facebook
Veja também