Viagora

Camilo Santana e Rafael assinam adesão do Piauí aos programas do MEC

A solenidade foi realizada na tarde desta segunda-feira (11), no Centro de Convenções em Teresina.

  • Viagora/ Letícia Dutra Rafael Fonteles assina pacto para retomada de obras no Piauí1 / 6 Rafael Fonteles assina pacto para retomada de obras no Piauí
  • Viagora/ Letícia Dutra Ministro Wellington Dias2 / 6 Ministro Wellington Dias
  • Viagora/ Letícia Dutra Governador Rafael Fonteles3 / 6 Governador Rafael Fonteles
  • Viagora/ Letícia Dutra Ministro da Educação, Camilo Santana.4 / 6 Ministro da Educação, Camilo Santana.
  • Viagora/ Luis Marcos Rafael Fonteles assina pacto para retomada de obras no Piauí5 / 6 Rafael Fonteles assina pacto para retomada de obras no Piauí
  • Viagora/ Luis Marcos Ministro Camilo Santana e Rafael assinam adesão do Piauí a programas do MEC.6 / 6 Ministro Camilo Santana e Rafael assinam adesão do Piauí a programas do MEC.

Na tarde desta segunda-feira (11), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou um termo de adesão aos programas do Ministério da Educação (MEC) que objetivam ampliar o desenvolvimento educacional no Piauí. O ministro Camilo Santana, esteve presente na solenidade que ocorreu no Centro de Convenções situado no bairro Cabral, zona Norte de Teresina.

Também marcaram presença o prefeito da capital, Dr. Pessoa, o Ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e o secretário da Seduc, Washington Bandeira.

O termo firmado garante que o Piauí seja contemplado com três programas: Pacto nacional pela retomada de obras de educação básica, Compromisso nacional criança alfabetizada e Programa escola em tempo integral.

Durante o evento o ministro Camilo Santana afirmou que são quase 4 mil obras no país, referentes a educação, que estão paralisadas. No Piauí, com a adesão do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, cerca de 170 obras estarão aptas a serem retomadas.

“Primeiro o Pacto para a retomada de obras, o presidente assumiu o governo, e só na educação são quase 4 mil obras paralisadas, inacabadas na educação básica e ensino superior. Hoje estamos aqui para firmar esse pacto com o estado do Piauí, cerca de 170 obras que estarão aptas a serem realizadas”, disse.

Camilo Santana afirmou que estará à disposição do estado e dos municípios aproximadamente R$ 120 milhões de recursos federais. O gestor da pasta comunicou também que o Governo Federal já pagou todas as obras que estão em andamento para que sua execução esteja garantida.

“Representa algo em torno de 120 milhões de reais que estará à disposição dos municípios e do estado para retomar. Primeiramente quero todas as obras em andamento, em dia, depois retomar todas essas obras para entregar escolas, creches, para as crianças e jovens do Piauí”, falou.

O Secretário de Educação do Piauí (Seduc), Washington Bandeira, enfatizou as ações de incentivo do governo do estado para que alunos e escolas se dediquem ainda mais e sejam destaque nacional.

“Fizemos nessa primeira gestão, quase 40 mil matriculas de ensino de tempo integral, já implementadas. A anunciação a universalização do tempo integral, no nosso caso, no ensino médio, até 2025, com ensino profissional técnico e tecnológico implantado, integrado ao ensino de tempo integral. Só neste ano já tivemos mais de 16 mil matriculas de ensino técnico”, disse.

O ministro Wellington Dias afirmou que os programas voltados para a educação são um passo gigante do Piauí para o avanço no setor, que permite os alunos uma base educacional e um direcionamento profissional.

“O que é feito hoje aqui, é um passo gigante no ponto de vista não só da educação, mas também do ponto de vista social. Acredito que o nosso Piauí, ninguém segura, nós vamos cada vez mais dar passos largos e queremos isso para o Piauí e para o Brasil”, expressou.

Facebook
Veja também