Viagora

Prefeito Dr. Pessoa participa de lançamento de exame do IFPI

O evento foi promovido pela Prefeitura de Teresina e teve a presença de gestores da educação municipal e de alunos da rede de ensino do município

Nessa quinta-feira (28), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, marcou presença no lançamento do exame classificatório 2024.1 do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A cerimônia ainda contou com a participação de Paulo Borges, reitor do IFPI, de profissionais da educação do município, como o secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, e de alunos da rede de ensino de Teresina. O evento foi realizado na Escola Municipal Poeta da Costa e Silva, localizada no bairro Jacinta Andrade, zona Norte da capital.

De acordo com a Prefeitura de Teresina, 4.470 vagas serão ofertadas através do exame classificatório, abrangendo cursos técnicos nas modalidades integrado ao ensino médio, subsequente e concomitante em 20 campi do IFPI em todo o estado. Na capital, o Instituto conta com três campi, ofertando 1.500 vagas do local.

O prefeito Dr. Pessoa reforça a importância de o lançamento do exame acontecer na Escola Municipal Poeta da Costa e Silva, já que, segundo ele, esse é um ambiente que prepara os estudantes para o ingresso no IFPI.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaEvento de lançamento de exame classificatório do IFPI
Evento de lançamento de exame classificatório do IFPI

“Essa é mais uma parceria que a Prefeitura de Teresina faz na área da educação, desta vez com Instituto Federal do Piauí, onde recebe um grande número de nosso alunado, após concluir o 9º ano do ensino fundamental, onde ingressam o ensino médio/técnico, por meio do processo seletivo do IFPI. Agradecer, todo o empenho da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e do secretário Nouga, pela realização desta parceria, agregando de forma positiva para a educação de nossa cidade”, destacou o gestor da capital.

Nouga Cardoso, secretário de educação de Teresina, afirma que, nos anos anteriores, cerca de 60 a 65% dos alunos que ingressaram no Instituto Federal foram membros da rede municipal de ensino.

“Sabemos que a partir de análises estatísticas de anos anteriores em torno de 60 a 65% dos alunos que ingressam no IFPI são oriundos da rede municipal de ensino. O lançamento deste edital comprova o reconhecimento de nosso trabalho à frente da educação de Teresina, além de aproximar o IFPI a rede de ensino municipal, fortalecendo e agregando na preparação dos nossos alunos”, ressaltou o líder da pasta.

Odimogenes Soares, pró-reitor de ensino IFPI, comentou acerca da parceria entre o Instituto e a rede educacional de Teresina.

“A parceria com a Prefeitura de Teresina, se fez com o objetivo de incentivar a preparação dos alunos da rede municipal de ensino para ingressarem no ensino médio, junto com os cursos técnicos do IFPI, tendo em vista, que a maioria desses estudantes são oriundos do município. Este lançamento está sendo feito no melhor local, em uma escola municipal, agradecer ao prefeito de Teresina e ao secretário de educação Nouga Cardoso, pela oportunidade”, declarou.

Facebook
Veja também