Viagora

Corpo de Bombeiros do Piauí inicia fase de adaptação dos novos soldados

A Semana Zero é um período onde os futuros bombeiros passam por sequência de exercícios que farão parte da rotina na corporação.

Na madrugada desta segunda-feira (15), o corpo de bombeiros Militar do Piauí, deu início à Semana Zero, fase de adaptação que antecede o começo das aulas do curso de formação para os novos soldados, aprovados no concurso público realizado no dia 4 de junho de 2023. O evento foi realizado no Centro de Formação Antonino Freire (CFAF), localizado na praça Firmino Sobreira, bairro Matinha em Teresina.

Segundo o governo, neste período os futuros bombeiros são submetidos a uma sequência de exercícios para aprender a rotina da corporação. No processo de aprendizagem, eles também recebem importantes instruções militares sobre postura, formação da tropa, hierarquia e disciplina.

Foto: ReproduçãoCorpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros

A coordenação do Curso de Formação e monitorada pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBMEPI (DEIP) foi responsável por organizar a atividade que tem duração de seis dias. Vale ressaltar que esta é uma das etapas eliminatórias do concurso.

A capacitação é voltada para aos alunos aprovados que já estejam devidamente matriculados. O coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Sárvio Pereira, que faz parte do quadro de militares instrutores da Semana Zero, explicou que esse é um momento decisivo para a permanência dos alunos, período em que serão avaliados o desempenho dos novos bombeiros na corporação.

“Essa é uma fase de adaptação para a vida militar, e isso requer que eles vivenciem um pouco das atividades que serão rotina durante o curso de formação, além do dia a dia das próprias missões. É importante que estejam física e psicologicamente prontos para essa mudança em suas vidas, e que encarem com seriedade e responsabilidade este momento”, concluiu Sárvio.

Facebook
Veja também