Viagora

Setor de Serviços cresceu 76,37% em Teresina em 2015

O ranking dos cinco maiores PIBs por município apresenta Teresina em primeiro lugar.

A Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí Cepro divulgou, ontem (14), o Produto Interno Bruto dos Municípios 2015. De acordo com o levantamento, o setor de Serviços foi o que mais cresceu na capital e nas três maiores cidades do Piauí em nível econômico.

O ranking dos cinco maiores PIBs por município, em 2015, apresenta Teresina em primeiro lugar, seguida de Parnaíba, Picos, Uruçuí e Floriano. Na capital, o setor de Serviços cresceu 76,37%, já em Parnaíba o crescimento desse setor foi 86,25% no mesmo período.

  • Foto: DivulgaçãoCall Center VikstarCall Centers 

O PIB de Teresina corresponde a 45,03% do PIB do Piauí. Parnaíba, Picos, Uruçuí, Floriano, juntos, têm 12,72% e os demais municípios somam 42,25% do PIB de todo o estado.

No setor Serviços, os cinco maiores valores adicionados (VAs) foram para Teresina, com destaque para o comércio a varejo de automóveis, bem como o comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano e para Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri, com a administração pública, comércio, alojamento e alimentação, transporte, serviços de informação, intermediação financeira e atividades imobiliárias.

Antônio José Medeiros, presidente da Fundação Cepro avaliou os resultados do levantamento. “O PIB dos Municípios de 2015 ganha uma importância especial porque o estado do Piauí, como um todo, teve um decrescimento (-1,1%), embora ainda seja uma das posições menos desconfortáveis em relação ao Brasil. Apesar desta queda, alguns municípios aumentaram seu PIB, em especial na área do cerrado, já que o agronegócio cresceu. Em relação a Teresina, onde o destaque é o setor Serviços, o impacto da crise nacional é bem maior. Alguns outros municípios continuam tendo um bom desempenho na agropecuária, em especial aqueles que se dedicam à piscicultura ou à fruticultura”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Fundação Cepro

Facebook
Veja também