Viagora

Bandeira tarifária de energia elétrica será vermelha em junho

A bandeira vigente será de cor vermelha (patamar 2) que acrescentará R$ 5,00 a mais na fatura de energia para cada 100 kWh consumidos.

A Eletrobras Piauí informou nesta quarta-feira (06) que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou a mudança no sistema de bandeira tarifária para o mês de junho em todo o país. A bandeira vigente será de cor vermelha (patamar 2) que acrescentará R$ 5,00 a mais na fatura de energia para cada 100 kWh consumidos.

O gerente de faturamento da Distribuidora, Glauco Rodrigues, esclarece que o sistema de bandeiras tarifárias foi instituído pela Aneel em 2015, como forma de recompor os gastos com a utilização de energia de usinas termelétricas.

“De acordo com a Agência, os reservatórios da região Sul apresentaram redução de volume provocando o aumento de risco hidrológico. Sempre que ocorre escassez de chuvas e a captação dos reservatórios é afetada, o governo aciona outras fontes para assegurar o abastecimento. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha de acordo com o custo da fonte utilizada”, explicou o gerente.

Glauco Rodrigues sugere aos consumidores ações simples para economizar energia elétrica e baratear os custos da fatura no final do mês. “São pequenas mudanças de hábitos que ajudam as pessoas a economizar”, diz o gerente. Veja abaixo algumas sugestões:

Ar-condicionado

•      Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado;

•      Mantenha janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado estiver funcionando;

Lâmpadas e iluminação

•      Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite a luz do sol, abrindo bem janelas, cortinas e persianas;

•      Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados;

Televisão

•      Desligue o aparelho se não houver ninguém assistindo;

•      Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer.

Celular

•      Não deixe o aparelho carregando ao longo da noite. Retire da tomada quando a bateria estiver carregada.

 Geladeira e freezer

•      Não deixe a porta aberta sem necessidade ou por tempo prolongado.

Facebook
Veja também