Viagora

Piauí tem 3,27 milhões de habitantes, aponta prévia do Censo 2022

O IBGE divulgou uma prévia da população dos municípios brasileiros com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro.

  • Matheus Santos/Viagora Dados do Censo 2022 - IBGE1 / 6 Dados do Censo 2022 - IBGE
  • Matheus Santos/Viagora Leonardo Passos, Superintendente Estadual do IBGE Piauí2 / 6 Leonardo Passos, Superintendente Estadual do IBGE Piauí
  • Matheus Santos/Viagora Ranieri Leite, Coordenador Operacional do Censo Demográfico 20223 / 6 Ranieri Leite, Coordenador Operacional do Censo Demográfico 2022
  • Matheus Santos/Viagora Dados do Censo 2022 - IBGE4 / 6 Dados do Censo 2022 - IBGE
  • Matheus Santos/Viagora Dados do Censo 2022 - IBGE5 / 6 Dados do Censo 2022 - IBGE
  • Matheus Santos/Viagora Dados do Censo 2022 - IBGE6 / 6 Dados do Censo 2022 - IBGE

Na manhã desta quinta-feira (29), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a prévia da população dos municípios com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro, que mostra que o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes e o estado do Piauí registrou 3.270.174.

Conforme o IBGE, o objetivo da pesquisa visa cumprir a lei que determina fornecimento anual do cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Dessa forma, foram entregues resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada. Já no Piauí foi realizado a coleta de 96,8% da população estimada.

Segundo o Instituto, o Censo Demográfico atual lançado ainda não possui o resultado definitivo, haverá o retorno de atividades de pesquisas já em janeiro de 2023 e a previsão de saída para março do próximo ano.

Conforme o coordenador Operacional do Censo no Piauí, Raniele Leite, aponta que apesar da grande cobertura dos recenseadores no Estado ainda houve dificuldades no acesso a algumas cidades do Estado por conta da recusa da população em responder aos questionários. “O estado possui grandes áreas rurais onde a grande dificuldade de seu em percorrer o território. A preocupação da população na questão de segurança também foi outro fator. Mas ao longo da coleta a gente foi conseguindo diminuir esse percentual.”, informou o coordenador.

Para Leonardo Passos, superintendente estadual do IBGE, a coleta divulgada será utilizada pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Esses dados eles já vão ser utilizados pra diversas finalidades, uma delas é a repartição do FPM onde em alguns municípios devem mudar de faixa aumentar e outros casos diminuir também o STM. Os dados foram entregues para o TCU o melhor dado possível.”, destacou o superintendente.

Disque-Censo 137

De acordo com o Instituto Brasileiro, o Censo 2022 está em campo realizando coletas desde 1° de agosto e continuará durante o mês de janeiro de 2023. Os moradores de domicílios onde ainda responderam a pesquisa podem estar entrando em contato no 137, que atende em todos os estados do país.

Ainda segundo o IBGE, a ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular. O número funciona todos os dias da semana das 8h às 21h30.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Facebook
Veja também