Viagora

Projeto Guardião Ambiental promove capacitação para crianças no Piauí

A iniciativa, realizada pela SSP e Semarh, visa conscientizar o público entre 10 e 12 anos acerca da prevenção às drogas e à violência

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) lançou na tarde dessa terça-feira (10), o projeto social “Guardião Ambiental” que visa promover a prevenção às drogas e à violência. A iniciativa, realizada com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Superintendência de Cidadania e Defesa Social, foi promovida no Centro de Educação Profissional da Polícia Militar do Piauí (CFAP), localizado no bairro Ilhotas, zona Leste de Teresina.

De acordo com a SSP-PI, o projeto busca oferecer a capacitação de crianças em três eixos, sendo eles a ética, a cidadania, a garantia de direitos e a sustentabilidade consciente, tomando precauções contra as drogas e a violência.

Ainda segundo o órgão, durante o evento, foi promovida a formatura de 29 instrutores, que irão trabalhar nos municípios de Canto do Buriti, Nazária, Parnaíba, Pedro II e Piracuruca. O projeto “Guardião Ambiental” deve contemplar crianças em idades de 10 a 12 anos, que estejam devidamente matriculadas em escolas da rede pública de ensino.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, afirma que a iniciativa é parte da perspectiva da prevenção, na qual crianças são estimuladas a aprender sobre a cidadania, a proteção do meio ambiente e o enfrentamento ao preconceito.

“É um projeto muito bonito, onde a prevenção é o grande foco, não adianta a gente ficar somente na repressão, porque é limitado, temos que evitar que as crianças enveredem pelo mundo do crime. É importante ensinar valores e o meio ambiente é uma temática atual e muito importante, por isso vamos levar as crianças para as unidades de conservação, para que elas possam entender o quão importante é a preservação do meio ambiente”, declarou Chico Lucas.

De acordo com Daniel Oliveira, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, as ações do projeto devem ser intensificadas e ampliadas para alcançar outros municípios piauienses, no ano de 2024.

“Esse projeto reforça a política pública de educação ambiental, prevista no macroplano de trabalho, o ECO Piauí. A orientação do Governador Rafael Fonteles é levar noções de cidadania e educação ambiental por todo o estado. Esse projeto aperfeiçoa o modelo do Pelotão Mirim, que é uma ação exitosa coordenada pela Secretaria de Segurança Pública. Vamos apresentar para nossas crianças e adolescentes noções de ação ambiental e possibilitar o contato com a natureza”, informou o gestor da pasta.

A coronel Elizete Lima, Superintendente de Cidadania e Defesa Social da SSP-PI, informa que, após a conclusão do curso e da entrega dos certificados dos participantes, os instrutores serão capacitados a trabalhar no projeto “Guardião Ambiental” implantado em seus respectivos municípios.

“Esse projeto é importante pois trabalha a prevenção às drogas, à violência, tudo sob o viés da sustentabilidade. O meio ambiente e os animais contarão com crianças protetoras, que irão aprender com os educadores como ajudar a natureza, para que possamos viver muito melhor”, esclareceu a coronel.

A Secretaria de Segurança Pública afirma que, através da Superintendência de Cidadania e Defesa Social, promoveu a ação “Brincadeira combina com Segurança”, em comemoração ao dia das crianças, celebrado nesta quinta-feira (12). De acordo com o órgão, a iniciativa beneficiou cerca de 200 crianças de comunidades da zona Sul de Teresina, que tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos utilizados pelas forças de segurança do Estado do Piauí, além de receberem brinquedos e lanches.

Segundo a coronel Elizete Lima, a ação social tem como intuito aproximar as crianças das forças de segurança do Estado do Piauí.

“Algumas pessoas, ainda lá na infância, compreendem a polícia apenas de forma repressiva, então, nesse evento, estamos aproximando crianças bem pequenas das forças policiais. Nessa tarde lúdica, apresentamos o helicóptero, a Cavalaria da Polícia Militar, o BOPE, RONE, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, para que as crianças aprendam de uma forma diferente, que a polícia tem o papel de proteger”, concluiu a superintendente de Cidadania e Defesa Social da SSP-PI.

Facebook
Veja também