Viagora

Programa Piauí + Genética ofertará inseminação artificial em bovinos

O programa, que conta com um investimento inicial de R$ 20 milhões, tem como objetivo melhorar geneticamente os rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos.

O Secretário da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, anunciou neste sábado (21) que até o próximo ano, pelo menos 200 mil inseminações artificiais serão disponibilizadas para pequenos produtores do Piauí como parte do Programa Piauí + Genética. O programa, que conta com um investimento inicial de R$ 20 milhões, tem como objetivo melhorar geneticamente os rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos, empregando técnicas de inseminação artificial e o uso de reprodutores melhoradores.

O secretário Fábio Abreu, explicou que o Programa Piauí + Genética dará ênfase aos pequenos produtores e pecuaristas, fornecendo sêmen para a inseminação artificial.

"Vamos começar com 40 mil inseminações, em média de 200 reprodutores. Nós vamos priorizar a inseminação nos bovinos e a reprodução, o fornecimento de reprodutor nos caprinos e nos ovinos e também nos suínos", pontua o gestor.

Foto: DivulgaçãoFábio Novo
Fábio Abreu

O procedimento de inseminação está programado para iniciar em dezembro, possivelmente durante a Expoapi. Os pequenos produtores que se cadastrarem e apresentarem seus animais receberão orientação sobre os procedimentos a serem adotados.

De acordo com o governo do Piauí, a Sada fornecerá reprodutores de caprinos e ovinos de origem pura, com certificado, que serão usados para cobrir o plantel de fêmeas durante aproximadamente um ano. Além disso, o programa disponibilizará sêmen de centrais de referência no Brasil para os pequenos produtores.

Além disso, o Secretário falou que esse programa representará uma revolução, inicialmente concentrada na região norte do estado. Para o gado bovino, serão oferecidos sêmens de alta qualidade, adequados tanto para a produção leiteira quanto para a produção de carne. O objetivo é gerar empregos, impactar positivamente a economia local e preparar os criadores para a demanda gerada pelas indústrias de proteína animal que estão sendo implantadas no Piauí.

Facebook
Veja também