Viagora

PIB do Piauí tem crescimento de 6,2%, em 2021, aponta IBGE

O relatório do Produto Interno Bruto estadual foi apresentado nesta sexta-feira (17), pelo secretário de Planejamento, Washington Bonfim

Nesta sexta-feira (17), o Governo do Piauí publicou o relatório referente aos números das Contas Regionais e do Produto Interno Bruto do Piauí (PIB). O responsável pela apresentação dos resultados, referentes ao ano de 2021, foi o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, e o gerente de Planejamento e Gestão Administrativa da Superintendência Estadual do IBGE no Piauí, José Tavares.

Conforme informações da gestão estadual, o PIB piauiense teve o maior crescimento acumulado dentre todos os estados da região Nordeste na série histórica, de 2002 a 2021. Além disso, o resultado apresentado pelo Estado foi o 4º maior em todo o Brasil, com 93,5%. Os números estão disponíveis para consulta através do link https://admin.pi.gov.br/uploads/SEP_17_730637f0cb_069133aefc.pdf.

O Governo afirma que o PIB per capita do Piauí teve o maior aumento percentual em todo o país, com crescimento de 697,5%. O estado registrou valor de R$ 19.465,69 no ano de 2021, com variação nominal de 13,3%, o que se iguala a 46,1% do valor do PIB per capita brasileiro.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíJosé Tavares e Washington Bonfim
José Tavares e Washington Bonfim

José Tavares, gerente do IBGE, ressaltou que o PIB se comporta como carro-chefe entre os indicadores econômicos. “A gente fica feliz como piauiense, pelo crescimento que o estado vem registrando ano a ano, acima da média. São índices que a gente deve valorizar, enquanto sociedade, para que se desenvolva ainda mais”, afirmou o gestor.

A gestão estadual informa que a avaliação do Valor Adicionado Bruto (VAB), de acordo com os setores de atividade econômica, indicou participações de 72,1% dos serviços, 14,3% da indústria e 13,6% da agropecuária no âmbito da economia estadual. Os números do VAB equivalem a contribuição acrescida ao PIB por cada setor da economia, sendo deduzido o valor dos insumos usados por eles, em um período específico, no processo produtivo.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíWashington Bonfim apresenta os resultados do PIB estadual
Washington Bonfim apresenta os resultados do PIB estadual

Durante a apresentação do relatório estadual, Washington Bonfim divulgou os resultados piauienses e ressaltou setores que se destacaram na economia do Estado. “Este é um momento importante para o Piauí e as notícias são boas. No próximo mês faremos trabalho semelhante divulgando os PIB's municipais”, declarou o secretário de Planejamento.

De acordo com o Governo Estadual, o setor serviços continua a predominar no Piauí. Entretanto, nos últimos anos, pôde-se perceber uma alteração na participação, favorável à agropecuária e à indústria, o que é causado, principalmente, pelo crescimento da produção e rendimento médio do cultivo da soja e demais cereais e, também, pela relevância da expansão dos empreendimentos de energias renováveis no Estado, como a eólica e a solar.

Facebook
Veja também