Viagora

Governo do Piauí anuncia preparatórios gratuitos para vestibulares

Os alunos que quiseram fazer parte do preparatório passarão por uma avaliação inicial.

O Governo do Estado do Piauí informou que oferecerá cursos preparatórios gratuitos para alunos do ensino médio, que desejam ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou no Instituto Militar de Engenharia (IME), considerados os vestibulares mais difíceis do país. O anúncio foi feito pelo governador Rafael Fonteles, por meio de suas redes sociais.

“Teremos turmas especiais de preparação para os vestibulares mais difíceis do país, do ITA e IME, que possuem uma seleção rigorosa, uma prova dificílima. Queremos ver os nossos alunos da rede pública aprovados nessas instituições de ensino”, afirmou o governador, ao lado do secretário da Educação, Washington Bandeira.

De acordo com o governo, os estudantes serão preparados para outros vestibulares mais difíceis, como o da Fundação Getúlio Vargas, mas o foco é o ITA e o IME. A elevada concorrência nessas duas intuições se justifica por estarem entre as melhores no ensino de engenharia no cenário mundial.  

Os alunos que quiseram fazer parte do preparatório passarão por uma avaliação inicial. As inscrições começarão em dezembro, após o lançamento do edital. A primeira fase da seleção terá provas com questões objetivas e subjetivas, a serem realizadas entre 16 e 19 de dezembro. A segunda fase terá entrevista com os aprovados e seus familiares.

De acordo com o governo, apesar do foco serem os alunos de rede estadual, estudantes de rede privada também podem participar da seleção para pré-vestibular. Somente poderão participar alunos que irão iniciar o ensino médio, a partir de 2024. A preparação será de três anos, com carga horária estendida nas áreas que são cobradas nesses vestibulares.

Além disso, logo após as matriculas nas duas turmas especiais serão em janeiro, com aulas iniciando em fevereiro. “Vale ressaltar o pagamento pelo Estado de uma ajuda de custo aos estudantes habilitados que venham do interior para residir em Teresina, já que as aulas serão na capital. Também teremos um auxílio permanência, uma bolsa incentivo para os estudantes, conforme desempenho no processo seletivo”, informou Washington Bandeira.

“Isso vai virar uma realidade para todos aqueles jovens, homens e mulheres, talentosos, que almejam entrar nessa área da engenharia, da tecnologia, nesses centros de referência do Brasil e do mundo”, concluiu Rafael Fonteles.

Por: Noely Alvarenga

Facebook
Veja também