Viagora

Nova direção do Conselho Municipal de Cultura é eleita em Teresina

Foi conduzido ao cargo de presidente, o artista visual Pedro Vidal, representante da sociedade civil, com chapa única.

Ocorreu na sede da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), na manhã dessa sexta-feira (31), a eleição da nova Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina (CMPC), para o biênio de 2023/24.

Foi conduzido ao cargo de presidente, o artista visual Pedro Vidal, representante da sociedade civil, com chapa única e agora passará a dirigir o conselho que irá representar o povo na fiscalização dos projetos desenvolvidos pelo poder público, bem como todos os outros elos que formam a cultura na capital piauiense.

Segundo Pedro Vidal, a nova direção do conselho terá como objetivo principal, levar a representatividade da sociedade civil para dentro do poder público, ajudando a gestão municipal a se aproximar ainda mais da população, principalmente daqueles que não se sentem assistidos ou ouvidos.  Ele destacou ainda que este ano chegarão os recursos da Lei Paulo Gustavo, onde serão aplicados cerca de R$ 8 milhões em projetos culturais teresinenses, sendo o conselho um dos responsáveis pela fiscalização destes recursos.

Foto: Divulgação/PMTConselho Municipal de Cultura
Conselho Municipal de Cultura

“O conselho, por ser paritário, conseguirá ajudar a gestão municipal a se aproximar ainda mais dos fazedores de cultura e do povo, por isso é muito importante que a população esteja sempre em contato com os conselheiros, para que juntos possamos ter uma cultura muito mais forte e igualitária. Notamos que a Prefeitura de Teresina e a Fundação Monsenhor Chaves têm feito essa aproximação com várias iniciativas culturais que vêm ocorrendo nos bairros e comunidades rurais, porém, queremos uma aproximação ainda maior, garantindo a todos o acesso à cultura”, disse Pedro Vidal.

Para o presidente da FMC, Ênio Portela, a eleição da nova diretora é de extrema importância para o município e para os moradores, pois eles atuarão de forma integrada com os gestores, contribuindo de forma direta com o nosso projeto de descentralização das atividades culturais, bem como a fiscalização dos recursos, projetos e bens materiais ligados ao setor cultural. O gestor destacou ainda que, nos últimos anos, atendendo a um pedido do prefeito Dr. Pessoa, a gestão buscou uma maior aproximação com o conselho e seus conselheiros, isso por ele entender que não se faz gestão pública sem ouvir a sociedade.

“Foi ouvindo o conselho e o povo que, pela primeira vez na história desta cidade, foi realizado o Diagnóstico Cultural de Teresina, que serviu para apontar onde devemos dar continuidade aos nossos projetos e onde devemos melhorar ainda mais. Estamos otimistas com o compromisso dos novos dirigentes do conselho e cientes de que teremos uma longa jornada pela frente, pois fazer cultura é algo desafiador e que precisa sempre ter esse elo de união entre o poder público e o povo”, afirma Ênio Portela.

O Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina (CMPC) é um órgão colegiado, de caráter propositivo, consultivo, deliberativo e orientador, que objetiva institucionalizar a relação entre a Administração Municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura, promovendo a participação popular, na execução e na fiscalização da política cultural da capital piauiense. O CMPC manifestar-se-á através de deliberações, moções, pareceres e resoluções ou outros expedientes, na conformidade deste Regimento.

Veja os membros da nova diretoria:

Presidente: Pedro Vidal Olímpio de Melo Costa – Segmento cultural: Artes Visuais
Vice-Presidente: Libomir Coutinho Higueira – Entidade do poder público: FMC
Secretário Geral:Alex Sampaio Nunes – Segmento cultural: Literatura
Secretário Adjunto: Luana Oliveira Reis – Órgão do poder público: SEMEC

Por Camila Trindade

Facebook
Veja também