Viagora

Hospitais geridos por Organizações Sociais são mais eficientes, diz TCU

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que no Brasil dos 40 melhores hospitais públicos, 39 são geridos por Organizações Sociais de Saúde (OSS).

O Tribunal de Contas da União (TCU) promoveu um levantamento que avaliou os hospitais geridos pela administração indireta no âmbito estadual, por meio de Organizações Sociais de Saúde (OSS), chegando à conclusão que estas unidades tendem a ser mais eficientes. O estudo apontou que no Brasil dos 40 melhores hospitais públicos, 39 são geridos por OSS.

De acordo com o TCU, a auditoria realizada pela Secretaria de Controle Externo da Saúde objetivou avaliar a qualidade das unidades por meio de dados objetivos referentes a insumos, como número de leitos e quantitativo de pessoal alocado, e de resultados, como quantidades de procedimentos ambulatoriais e de internações.

Foto: DivulgaçãoCentro Integrado de Reabilitação (Ceir)
Centro Integrado de Reabilitação (Ceir)

Além disso, o TCU comparou as unidades hospitalares conforme a região do país, o vínculo com a administração pública (direto ou indireto) e a esfera federativa (municipal, estadual ou federal).

Em relação ao contexto do Piauí, o superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Campelo, explicou que o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) tem um modelo de gestão hospitalar gerido pela Associação Reabilitar, por meio de contrato com a Sesapi, que tem mostrado resultados positivos.

"Aqui no Piauí temos um grande exemplo de sucesso desse modelo de administração que é o nosso Ceir (Centro Integrado de Reabilitação)", afirma Dirceu Campelo.

Após constatar a qualidade dos serviços, o TCU elaborou uma minuta de referencial básico contendo os resultados alcançado com a autoria. O documento auxiliará na escolha de critérios para executar futuros estudos para avaliar o desempenho dos hospitais.

De acordo o ministro Benjamin Zymler, relator do processo, os dados obtidos com a autoria podem ainda inspirar boas práticas a serem implantadas na rede hospitalar.

“trata-se de iniciativa promissora que deverá trazer resultados relevantes para o processo de gestão da saúde pública, com a identificação de gargalos produtivos e de boas práticas que possam ser replicadas por toda a rede hospitalar”, pontua.

Confira os resultados da autidoria do TCU aqui.

Facebook
Veja também