Viagora

Apresentado balanço financeiro do 1º quadrimestre de 2023 no Piauí

O Governo do Estado prestou contas na Alepi dos gastos realizados nos primeiros quatro meses de administração

O Governo do Estado, apresentou na manhã desta segunda-feira no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o balanço financeiro referente aos primeiros quatro meses de administração.

A apresentação foi ministrada pelo secretário da Fazenda, Emílio Júnior, que prestou contas sobre a situação de gastos do estado com relação a diversos setores. No que diz respeito a investimentos na Saúde, houve uma diminuição: no 1º quadrimestre de 2023 foram gastos 13,04%, diferente dos 14,64% do ano anterior. O governo explica que a redução é devido ao fim da pandemia, visto que em 2022 o estado precisou aplicar mais na área para conter a Covid-19.

Foto: Kalita Leão/ ViagoraEmílio Júnior, Apresentação Alepi.
Emílio Júnior na apresentação do balanço

Já em relação a educação, também se percebeu uma queda; nos quatro meses deste ano foram investidos 20,50%, contra 22,85% de 2022. Emílio Júnior explicou que o resultado é devido ao recurso utilizado do Fundef, que não entra na conta. Nos gastos com Pessoal, o estado usou uma porcentagem de 50,50%, maior que os 45,57% no mesmo período do ano anterior, consequência dos reajustes dos servidores públicos.

Execução Orçamentária das Receitas

Com relação as Receitas Totais do Estado, foram computados R$ 5,37 bilhões, representando 38,78% da Previsão Anual. Nas Receitas Correntes, houve um crescimento de 8,87% e na de Capital, o resultado foi também uma alta, de cerca de 270% se comparado à 2022.

Despesas

No 1º quadrimestre de 2023, as Despesas Correntes foram de R$ 3,89 bilhões, uma alta de 111,59%. Os gastos de Capital foram reduzidos: 33,98% se comparado à 2022. Já os custos Líquidos do Estado, contabilizam 4,3 bilhões, cerca de 28,32% da Dotação Atualizada.  

Emílio Júnior destacou que administração de Rafael Fonteles tem sido positiva, afirmando que as metas estabelecidas pelo Governo nos quatro meses de 2023 foram cumpridas.

“Em primeiro lugar a gente gostaria de salientar que nós ainda estamos no reflexo de receitas sob o impacto daquelas leis complementares 192 e 194 que diminuiu a arrecadação do ICMS, comunicação e energia elétrica. Nesse primeiro quadrimestre nós tivemos inclusive crescimento negativo e tudo, mas com muita luta a gente conseguiu manter o equilíbrio. Nós conseguimos até o momento, por determinação do nosso governador, atingir esses limites abaixo do limite de negatividade do estado”, afirma.

O presidente da Comissão, deputado Henrique Pires, também avaliou os gastos do Estado e disse estar satisfeito com o que foi mostrado na Casa.

“O Poder Legislativo cumpre seu papel legal, trazendo o Executivo para explanar receitas, despesas, de forma resumida. É importante quando a Assembleia convida toda a sociedade civil para participar. O que é que o povo do Piauí está arrecadando e onde é que está gastando? segurança, saúde pública, educação são temas sempre fortes. Reajustes, pagamento de pessoal, são temas muito fortes no orçamento do estado. O governador Rafael tem feito um bom trabalho, fazendo com que todos os números apresentados aqui, com uma pequena diferença mostre que estão melhores do que no quadrimestre de 2022”, pontua.

Facebook
Veja também