Viagora

Caravana de Direitos Humanos oferta serviços a comunidades no Piauí

O objetivo da ação é garantir que a população tenha acesso a serviços essenciais que promovem o exercício da cidadania.

A Caravana de Direitos Humanos está prestando assistência a comunidades do Piauí, através da oferta de serviços essenciais. Na ação, a população tem acesso a emissão de documentos, carteira de identidade e de trabalho, testes de saúde, além de informações sobre programas do Governo Federal e do Estado.

Segundo a diretora da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Conceição Silva, o objetivo da Caravana é garantir que a população tenha acesso a serviços públicos que promovem o exercício da cidadania.

Foto: Reprodução/ Governo do EstadoCaravana de Direitos Humanos oferta diversos serviços no Piauí
Caravana de Direitos Humanos oferta diversos serviços no Piauí

“Durante a realização das ações do projeto, pudemos perceber a grande demanda reprimida que existe ainda nas comunidades rurais. Defendemos com essa constatação o aprimoramento dos serviços da caravana, inclusive com a participação de outros serviços e órgãos governamentais”, ressalta.

De acordo com o Governo do Piauí, o projeto esteve de maio até este mês de julho, atendendo comunidades nos municípios de Porto, Inhuma, Amarante e Floriano, em quatro ações. A Caravana de Direitos Humanos tem apoio de diversos órgãos governamentais, como a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Serviços

A Sasc oferece uma ampla gama de serviços, sendo eles: emissão de carteira de nome social, prestação de informações da diretoria de Enfrentamento LGBTFOBIA, oficina da beleza, corte de cabelo masculino e feminino, esmaltação de unha, limpeza de pele, e tranças afro em crianças. A população tem acesso também a emissão de carteira de trabalho digital, carta de encaminhamento para empregos e cadastro no Sine. 

Conforme o Governo do Estado, a Secretaria da Saúde (Sesapi), está realizando testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de ofertar aconselhamentos e disponibilizar preservativos.

Já a Defensoria Pública do Estado, regulariza divórcios, guarda de menores, pensão alimentícia, isenção de taxas do RG, bem como registros de paternidade. Por sua vez, a Secretaria das Mulheres leva informações sobre o combate a violência, com campanhas e orientações.

Mais conteúdo sobre:

Sasc

Governo do Piauí

Piauí

Facebook
Veja também