Viagora

Governo do Piauí disponibiliza Nota Fiscal Fácil para emissão de documentos

Além de simplificar o processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos (DFE) para esses contribuintes, o aplicativo é seguro e totalmente gratuito.

O Governo do Estado através da Secretaria Estadual da fazenda disponibiliza o aplicativo Nota Fiscal Fácil (App NFF) para facilitar a emissão da nota fiscal para os Microempreendedores Individuais (MEI), contribuintes do Simples Nacional e transportadores autônomos.

Além de simplificar o processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos (DFE) para esses contribuintes, o aplicativo é seguro e totalmente gratuito.

Segundo o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, esse modelo de aplicativo é para facilitar os pequenos comerciantes para a emissão da nota fiscal é de fácil acesse e gratuito.

“O objetivo desse modelo de aplicativo para emissão da nota fiscal é facilitar para os pequenos comerciantes, ou seja, a ferramenta visa desburocratizar a emissão da nota fiscal para os referidos contribuintes, uma vez que não precisa mais da complexidade de geração dos arquivos. Além de fácil acesso, ainda é gratuito”, explica o secretário.

Ainda segundo o secretário, em caso de dificuldade, os contribuintes podem se dirigir a uma das 33 agências de atendimento da Sefaz, da capital ou no interior do Estado, para receber orientações. 

O contribuinte já pode baixar o aplicativo, inclusive por meio do QR Code, para começar a utilizar a ferramenta e poder emitir suas notas fiscais diretamente do celular, seja a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Além disso, o aplicativo Nota Fiscal Fácil está liberado para as lojas Android e IOS. Para disponibilizar o aplicativo, a Sefaz-PI aderiu ao programa nacional Nota Fiscal Fácil, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul.

Dessa maneira, o benefício para os pequenos comerciantes está regulamentado no Piauí por meio da Portaria da Unidade de Administração Tributária (Unatri) nº 6/2024, da Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí.

Facebook
Veja também