Viagora

Corregedoria apresenta ferramentas tecnológicas para Varas de Família de Teresina

O evento contou com a presença de magistrados e servidores das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas da Família de Teresina, além da Central de Processos Eletrônicos-CPE Família do 1º Grau.

Na manhã da última sexta-feira (3), a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI) promoveu uma sessão informativa destinada a esclarecer dúvidas e destacar as tecnologias que estão revolucionando os processos jurídicos de 1º Grau no estado. O evento contou com a presença de magistrados e servidores das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas da Família de Teresina, além da Central de Processos Eletrônicos-CPE Família do 1º Grau.

O intuito dessa iniciativa, segundo o corregedor-geral da Justiça piauiense, desembargador Olímpio José Passos Galvão, é fortalecer a colaboração entre as Varas de Família e a Corregedoria, promovendo maior eficiência e agilidade nos serviços das unidades judiciárias.

"Dentre as ferramentas apresentadas estão o Robô de Informações da Corregedoria (RIC), o MAAT e o DataCor, desenvolvidos com o uso da Inteligência Artificial. Essas tecnologias têm sido fundamentais para alcançarmos resultados de excelência. Esta apresentação visa dissipar dúvidas e colher sugestões para aprimorar ainda mais a utilização dessas ferramentas", destacou o desembargador Galvão.

O juiz da 1ª Vara de Família da Comarca de Teresina, Paulo Roberto de Araújo Barros, ressaltou a importância do encontro para uma melhor compreensão das plataformas desenvolvidas pela Corregedoria: "Este encontro promovido pelo corregedor nos permitiu sanar dúvidas e nos familiarizar com essas ferramentas, que visam otimizar nosso trabalho e promover uma melhor prestação jurisdicional".

O juiz auxiliar da 4ª Vara de Família de Teresina, Marcelo Mesquita, elogiou a abordagem da CGJ-PI e destacou a importância das orientações fornecidas para a obtenção de dados nas plataformas: "As ferramentas apresentadas pela Corregedoria são extremamente úteis e a reunião foi uma oportunidade para compreendermos melhor os detalhes e possibilidades que podem enriquecer nossos processos".

Além dos mencionados, estiveram presentes na cerimônia a juíza da 2ª Vara de Família da Comarca de Teresina, Elvira Maria Osório Pitombeira Meneses Carvalho; o juiz titular da 4ª Vara de Família de Teresina, Antonio de Paiva Sales; o juiz da 1ª Vara de Sucessões e Ausentes da capital, Edvaldo de Sousa Rebouças Neto; a secretária da Corregedoria, Núbia Fontenele de Carvalho Cordeiro; o gestor do Núcleo de Aceleração de Projetos e Inteligência Artificial-NAPIA da Corregedoria, Leandro Sampaio; bem como outros servidores do Judiciário piauiense do primeiro grau.

Facebook
Veja também