Viagora

Secretaria de Saúde, Ufpi e Uespi lançam Projeto de Educação pelo Trabalho

A 11ª edição do PET-Saúde, aprovado pelo Ministério da Saúde, visa promover a inclusão e desconstruir estereótipos de gênero, etnia, sexualidade e relacionados a deficiências.

Na manhã desta segunda-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), juntamente com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), lançou o Projeto de Educação pelo Trabalho (PET) para a Saúde, com foco na Equidade. Este projeto, aprovado pelo Ministério da Saúde como a 11ª edição do PET-Saúde, tem como objetivo principal promover a inclusão e combater estereótipos relacionados a gênero, etnia, sexualidade e deficiências.

De acordo com o governo, o PET-Saúde envolve não apenas servidores das instituições envolvidas, mas também 80 estudantes, visando fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades serão realizadas tanto na sede da Sesapi quanto no Hospital Areolino de Abreu, em Teresina.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíSecretaria de Saúde, Ufpi e Uespi lançam Projeto de Educação pelo Trabalho (PET) Equidade
Secretaria de Saúde, Ufpi e Uespi lançam projeto de educação pelo trabalho (PET) Equidade

A iniciativa busca qualificar os profissionais de saúde para oferecer uma assistência mais acolhedora e sem discriminação, tanto na gestão quanto na assistência. As mudanças curriculares implementadas seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para graduações na área da saúde, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC), informou o governo.

Além disso, foi estabelecido um termo de cooperação técnica entre a Sesapi e a Ufpi para o Planejamento Regional Integrado (PRI), com o intuito de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde em todo o estado, seguindo a lógica de organização e governança da atenção à saúde em rede. Este processo é parte do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) a ser realizado nas Macrorregiões de Saúde.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Facebook
Veja também