Viagora

Mais de 130 cidades do Piauí não registraram mortes violentas no 1º semestre

Segundo a SSP-PI, se destacam entre as localidades com ausência de registros de assassinatos, as cidades como Amarante, Pio IX e São Raimundo Nonato.

139 municípios do Piauí não registraram casos de Mortes Violentas Intencionais (MVI) durante o primeiro semestre do ano, de acordo com dados divulgados pela gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-PI). Essa marca representa aproximadamente 60% dos municípios piauienses.

Segundo a SSP-PI, se destacam entre as localidades com ausência de registros de assassinatos, as cidades como Amarante, Pio IX e São Raimundo Nonato. Além disso, outros municípios, incluindo Altos e Oeiras, também apresentaram redução no número desses crimes violentos.

Foto: Matheus Santos/ViagoraCarro da SSP-PI
Carro da SSP-PI

O estado do Piauí alcançou, ainda, a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) na região Norte-Nordeste, ocupando a 8ª posição no ranking nacional, conforme dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Ao analisar o perfil das vítimas desses crimes, foi constatado que a maioria das Mortes Violentas Intencionais vitimou homens, representando em média 91,4% do total de ocorrências. Enquanto isso, 8,6% das vítimas foram mulheres. É importante ressaltar que esses percentuais podem variar de acordo com a natureza do evento.

Em relação a esses resultados, o Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, enfatizou que os dados refletem o resultado de um trabalho conjunto realizado por todas as forças de segurança do estado.

“Esses dados refletem o resultado de um trabalho em conjunto realizado por todas as forças de segurança do estado. Como mostram os números, continuaremos avançando e trabalhando em estratégias diversas de fortalecimento e investimento estrutural, de inteligência, e de equipes. Tudo de maneira transparente e objetiva para continuar resguardando a segurança da população”, Chico Lucas.

Facebook
Veja também