Viagora

Chico Lucas aponta redução em 12,01% de homicídios dolosos no Piauí

As informações foram divulgadas durante a primeira edição do Piauí Cast, nessa segunda-feira (29), com apresentação do governador Rafael Fonteles.

Nessa segunda-feira (29), o secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI), Chico Lucas, divulgou que o Piauí teve uma redução de 12,01% no número de homicídios dolosos em 2023, se comparado ao ano anterior.

Segundo o levantamento da SSP, a capital Teresina contabilizou uma diminuição de 20,68% nos homicídios. Outro dado positivo foi a redução de homicídios na região metropolitana de Parnaíba, que caiu 39,22%.

As informações foram divulgadas durante a primeira edição do Piauí Cast, nessa segunda-feira (29), com apresentação do governador Rafael Fonteles. O entrevistado foi o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, que revelou a análise dos dados.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíAs informações foram apresentadas durante a primeira edição do Piauí Cast.
As informações foram apresentadas durante a primeira edição do Piauí Cast.

O secretário Chico Lucas afirmou que os números são resultado da integração das Forças de Segurança, a gestão e as ações sociais promovidas no último ano. “Implementamos esses eixos por meio de três superintendências que foram para campo fazer diversas ações que possibilitaram os resultados positivos que estamos apresentando para a população do Piauí”, destacou o secretário.

O governador destacou o aumento registrado em 2023 no número de inquéritos instaurados, mandados de prisão cumpridos, prisões em flagrante, procedimentos instaurados, buscas e apreensões. “A violência no Brasil está muito associada ao crime de tráfico de drogas, em 2023 tivemos um aumento significativo do número de apreensões de entorpecentes no Piauí. Isso acaba refletindo na redução das mortes violentas intencionais”, enfatizou Rafael Fonteles. 

Ainda segundo o gestor da SSP-PI,  a pasta irá intensificar as políticas públicas em 2024 e permanecerá mapeando as pessoas envolvidas com a criminalidade, com o objetivo de identificar potenciais vítimas e autores de homicídios. Além disso, destacou o êxito das operações policiais realizadas com o apoio do serviço de inteligência, tecnologia e o trabalho desenvolvido pela polícia científica do Piauí.

A Operação Interditados e as blitzen foram pontuadas por Rafael Fonteles como ações que garantiram a redução do número de roubos e furtos de celulares e a recuperação de aparelhos roubados. “A população tem que entender que o celular tem um número de Imei que pode ser rastreado pelas operadoras, a Segurança tem acesso. Quando o aparelho é roubado e registrado o boletim de ocorrência, localizamos o mesmo e devolvemos para seus proprietários. Vamos continuar realizando a Operação Interditados e as blitzen no combate a essa prática criminosa”, disse Rafael Fonteles. 

Facebook
Veja também