Viagora

PM-PI forma mais de 20 policiais no curso de Ações Táticas Especiais

De acordo com a Polícia Militar, ao todo, 24 policiais militares, sendo um deles da Polícia Militar do Maranhão, participaram da capacitação.

Na manhã deste terça-feira (16), a Polícia Militar do Piauí, através do Batalhão de Operações Aéreas Especiais (BOPE), formou 24 policiais no V Curso de Ações Táticas Especiais da PMPI (CATE), durante a solenidade na quadra do Quartel do Comando Geral, em Teresina.

De acordo com a PM, dos 24 policiais militares, um deles é da PM do Maranhão, o curso teve 51 dias de duração. Com a conclusão do curso, os novos “cateanos” estão aptos para atuarem em diferentes ocorrências de alto e altíssimo risco e cumprimento de missões de grande complexidade e valor estratégico.

Foto: Divulgação/Polícia MilitarFormatura de 24 policiais militares do V Curso de Ações Táticas Especiais
Formatura de 24 policiais militares do V Curso de Ações Táticas Especiais

Os participantes tiveram acesso a diferentes módulos de conhecimentos práticos, tais como habilidades com bombas e explosivos, comportamentos de autoproteção e operações rurais, invasão tática, tiro designado, rapel tático, cumprimento de mandado de prisão, resgate de reféns, patrulha urbana e rural, abordagem a embarcações e operações teletransportadas.

De acordo com o Comandante-Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, o curso representa mais uma conquista para a Segurança Pública do estado, investindo em capacitação e qualificação.

“Realizamos na manhã de hoje a formatura dos novos 'cateanos' da Polícia Militar. 24 policiais militares foram formados, sendo que um deles é da Polícia Militar do Maranhão, e farão intervenções de altíssimo risco. Ao longo de 51 dias eles estiveram imersos nas mais diversas capacitações do curso, enfrentaram situações de altíssimo risco. É a Polícia Militar do Piauí investindo em capacitação e qualificação”, destaca Coronel.

Segundo o Comandante do Policiamento Especializado da PMPI, Coronel James Sean, o BOPE está ainda mais fortalecido com a conclusão desse curso.

“Esse evento é importante porque vai trazer policiais militares capacitados e com o compromisso ainda mais fortalecido de servir e proteger a sociedade piauiense. O BOPE se engrandece com a chegada dos novos cateanos e o Piauí terá a sua segurança pública fortalecida”, enfatiza.

O Comandante do BOPE, Major Francílio Alves, ressalta que essa formatura também representa um momento de confraternização entre os novos “cateanos”.

Ainda de acordo com o Major, os policiais capacitados serão distribuídos entre as 4 companhias, são eles: Grupo de Ações Táticas Especiais, Grupo de Negociação Tática, Esquadrão Antibomba e Grupo de Atiradores de Precisão.

Mais conteúdo sobre:

Polícia Militar.

Solenidade

Facebook
Veja também