Viagora

Vereadores e autoridades debatem ações para a erradicação do trabalho infantil em Teresina

A solicitação foi de autoria do vereador Carlos Filho (PTB). Para o parlamentar, o número de crianças e adolescentes que trabalham nas ruas de Teresina é alarmante e, principalmente, envergonhador.

A Câmara Municipal de Teresina realizou nesta terça-feira (29) uma audiência pública com o objetivo de discutir o combate ao trabalho infantil na capital. A solicitação foi de autoria do vereador Carlos Filho (PTB). Para o parlamentar, o número de crianças e adolescentes que trabalham nas ruas de Teresina é alarmante e, principalmente, envergonhador.

“Nós temos conhecimento que a maioria das crianças em nosso Estado está envolvida com o trabalho infantil, muitas vezes até mesmo com a ajuda da família. Com nessa audiência vamos buscar incrementar e ajudar os órgãos especializados para que esse combate se intensifique e seja possível erradicar o mal”, disse o vereador.

Carlos Filho explicou que embora o número de crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos que trabalham no Brasil tenha diminuído o índice de meninos e meninas em atividades econômicas ilegais ainda chega a 3,7 milhões. A maioria dos jovens enquadrados no trabalho infantil está no Nordeste, onde quase 1,3 milhão de meninos e meninas trabalham. O número equivale a 9,7% da população entre 5 a 17 anos da região.

Além desse problema, o procurador do Trabalho, Edno Moura, apresentou durante a audiência dados sobre a exploração infantil através da atividade doméstica, sendo uma prática comum para 18,5 milhões de crianças e adolescentes. “É necessário uma grande articulação e que todos estejam engajados para combater o trabalho infantil”, explicou.

Na oportunidade o procurador alertou a população sobre os falsos mitos que são utilizados para a defesa do trabalho infantil. “Dizer que o trabalho ajuda a dignificar o homem é correto, porém se o trabalho for realizado com dignidade. O trabalho infantil não traz qualquer dignidade, porque massacra a criança, trazendo sequelas para a vida toda” alertou.

Kelma Modestina, que representou a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), também alertou para as esmolas que muitos dão nos sinais de trânsito às crianças. “As esmolas que se dão nos sinais de trânsito acabam sendo rentáveis para as crianças, o que reforça o trabalho infantil”, enfatizou.

Entre as ações colocadas para a busca da erradicação desse trabalho está a priorização das escolas de tempo integral; o trabalho de conscientização e responsabilização dos pais; além da atuação de forma inteligente para combater o trabalho infantil doméstico.
Facebook
Veja também