Viagora

Deputado João de Deus diz que a situação da estiagem no Piauí tende a se agravar

João de Deus disse que a direção local do Dnocs informou que as reservas nas barragens estão entre 17% e 30% da capacidade de armazenamento.

O deputado João de Deus (PT) disse que esteve hoje com o secretário da Defesa Civil, deputado Ubiraci Carvalho, e foi informado que a situação da falta de água no semiárido piauiense é mais grave do que vem sendo apresentado na mídia. “O secretário confirmou que dos 120 poços perfurados nos últimos meses a maior parte não deu água. Em Paulistana foram feitos dez poços e apenas dois deram água. E mesmo assim, salobra e em uma quantidade muito pequena. A situação tende a se agravar”, afirmou.

O deputado lembrou que nos próximos dias deverá ser realizada um debate na Assembleia Legislativa, no grande expediente, com a presença de um representante da Defesa Civil Nacional, do Dnocs, CPRM, Defesa Civil Estadual e Idepi para discutir as medidas a serem tomadas emergencialmente. “Existem os carros pipas, mas as reservas estão cada vez menores. Portanto, a presença da Defesa Civil Nacional é primordial porque ela tem recursos e a missão de prestar socorro em situações como esta”, frisou.

João de Deus disse que a direção local do Dnocs informou que as reservas nas barragens estão entre 17% e 30% da capacidade de armazenamento. “Entendo as barragens como reservatórios para situações críticas. Por isso, só existe abastecimento com os carros-pipa por causa delas. Em Bocaina, onde existe uma grande barragem, o Dnocs teve que proibir o uso da água para irrigação. É somente para consumo humano e animal, além da piscicultura”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que a situação não está pior no semiárido por causa da rede de proteção do Governo Federal, como o Bolsa Família, o Seguro Safra e o Bolsa Estiagem, além das aposentadorias de trabalhadores rurais no valor de um salário mínimo. “Não temos previsões de chuvas e a situação pode ficar ainda pior”, encerrou.
Mais conteúdo sobre:

João de Deus

Facebook
Veja também