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Deputado Fernando Monteiro elogia governo por investir meio bilhão de reais em Teresina

O DER-PI também faz a terraplanagem para a duplicação da BR-343, numa extensão de 9 km, que vão custar R$ 38.357.654,24 - recursos do Proinveste e do tesouro estadual.

Acompanhado do deputado estadual Fernando Monteiro, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Severo Eulálio, inspecionou seis grandes obras em andamento em Teresina, na manhã desta sexta-feira (8), começando pela duplicação, melhoramento e restauração da rodovia BR-316, orçada em R$ 71.837.073,59, oriundos do Programa Proinveste e do Governo do Estado. Com extensão de 8,42 Km, a duplicação compreende ainda a construção de três viadutos e duas passarelas para pedestres.

Nessas obras, que fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana no Piauí - o rodoanel, a ampliação da ponte Juscelino Kubitschek na avenida Frei Serafim, as duplicações das rodovias BR-343 e BR- 316, a nova ponte do bairro Ilhotas e o elevado da avenida Miguel Rosa -, o Governo do Estado investe mais meio bilhão de reais.

O objetivo, segundo do governador Wilson Martins, é mudar a atual realidade de Teresina, onde a população reclama, com razão, dos engarrafamentos no tráfego por conta do grande número de veículos circulando em ruas e avenidas da capital.

Cerca de 100 operários e máquinas pesadas fazem o trabalho de terraplanagem. O engenheiro responsável pela obra, Jarbas Giovanni, explicou que o grande número de postes de energia nos dois lados da pista tem dificultado esse serviço. “Estamos tocando a obra assim mesmo. Depois vamos mudar esses postes de lugar. Infelizmente o mesmo não pode ser feito com os postes de alta tensão”, lamentou.

O DER-PI também faz a terraplanagem para a duplicação da BR-343, numa extensão de 9 km, que vão custar R$ 38.357.654,24 - recursos do Proinveste e do tesouro estadual.

“Considero a duplicação desses dois trechos a maior obra já realizada em Teresina, junto com o viaduto da Miguel Rosa (ambas do DER-PI), bem como o Rodoanel e a ponte da Avenida Frei Serafim (executados pela Secretaria de Transportes). Juntas, elas vão desafogar o tráfego na capital. Louvo a coragem do governador Wilson Martins e a determinação do Severo do DER, que vem executando obras importantíssimas para a mobilidade urbana na cidade verde”, elogiou Fernando Monteiro, antes de seguir viagem ao interior, junto com o prefeito José Maria, de Ipiranga, onde o DER-PI vai executar a pavimentação das alças de acesso ao município, obra que deve começar no próximo ano e está orçada em R$ 400 mil.

No canteiro de obras da Avenida Miguel Rosa, operários realizavam a sondagem de solo para a construção de um elevado rodoviário com rotatória sobre a BR-316, no cruzamento das avenidas Miguel Rosa com Getúlio Vargas. O viaduto, com extensão de 330 metros em pista dupla com duas faixas de tráfego em cada sentido, está orçado em R$ 16.089.165,00 - recursos do Programa Pró-desenvolvimento II e do Governo do Estado. “Com base nessa sondagem é que os engenheiros definem onde as fundações serão construídas”, explicou o diretor do DER-PI.

Severo Eulálio esteve no canteiro de obras da nova ponte da Ilhotas, paralela à Ponte Wall Ferraz, onde operários trabalhavam nas fundações. A concretagem dos pilares começa na próxima semana, adiantou o engenheiro João de Carvalho Sá, do DER-PI.

A ponte, em estrutura mista de concreto e aço, terá extensão de 250 metros e três pistas de rolamento e vai custar R$ 25.934.378,98, com recursos do Pró-Desenvolvimento II e do Governo do Estado.
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