Viagora

TRE cassa mandato do prefeito de Amarante Luiz Neto e determina realização de nova eleição

Na sessão de hoje, o prefeito e o vice foram cassados por 4 a 2. O juiz José Wilson Ferreira e Dioclécio Sousa da Silva, este mudou de voto, votaram contra a cassação.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí cassou na sessão desta terça-feira (01/04), os mandatos do Prefeito de Amarante (PI), Luiz Neto Alves de Sousa e do vice-prefeito Clemílton Luz Queiroz Granja, pelos crimes de abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio (compra de votos), abuso de poder político e de autoridade e conduta vedada a agente público. Na semana passado, o resultado do julgamento já estava 4 a 0 para cassar o prefeito Luiz Neto e o vice Clemílton Luz, quando o juiz José Wilson Júnior, o último que iria votar, pediu vista do processo e o julgamento foi suspenso.
Imagem: ReproduçãoVice-prefeito Clemílton Luz Queiroz Granja e o prefeito Luiz Neto Alves de Sousa.(Imagem:Reprodução)Vice-prefeito Clemílton Luz Queiroz Granja e o prefeito Luiz Neto Alves de Sousa.

Na sessão de hoje, o prefeito e o vice foram cassados por 4 a 2. O juiz José Wilson Ferreira e Dioclécio Sousa da Silva, este mudou de voto, votaram contra a cassação.

O prefeito Luiz neto foi ainda condenado a inelegibilidade pelo prazo de 8 anos contados da última eleição municipal, condenando-o, ainda, ao pagamento de multa no valor de R$ 18.160,00 (dezoito mil, cento e sessenta reais), dada a sua participação nas condutas consubstanciadas na distribuição de imóveis públicos e de recursos assistenciais em busca de favorecimento eleitoral. O prefeito foi punido também com a sanção de inelegibilidade e

O Tribunal também condenou, ao pagamento de multa no valor de R$ 11.350,00 (onze mil, trezentos e cinquenta reais), os investigados Emília Aires Ribeiro de Santana, José Rinaldo de Sousa e Kelly Cristiane de Sousa Rodrigues, por envolvimento direto no episódio da distribuição dos recursos pertencentes ao Fundo Municipal de Assistência Social do município de Amarante, em apoio às pretensões políticas do prefeito cassado. Por fim, a corte determinou a realização de uma nova eleição direta no município de Amarante (PI) para o cargo de prefeito.
Facebook
Veja também