Viagora

Defensores públicos cobram do governador autonomia financeira durante solenidade

A defensora Hildeth Evangelista reforçou as necessidades da classe e afirmou que buscará melhorias, entre elas a autonomia financeira.

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 19, a solenidade de nomeação da Defensora Pública – Geral, Hildeth Evangelista. A defensora foi escolhida para o cargo pelo governador Wellington Dias, após formação da lista tríplice, em eleição realizada entre os defensores no dia 23 de fevereiro.

Na cerimônia, o presidente da Associação Piauiense dos Defensores Públicos, João Batista Lago, relembrou as necessidades da classe. “A nossa presença no Estado ainda é tímida se considerarmos que temos apenas 25 comarcas atendendo, das 93. Temos muito a caminhar. A busca por soluções alternativas de litígios contribui para uma maior celeridade da Justiça. Precisamos consolidar a autonomia financeira através do recebimento do duodécimo, consolidar a autonomia administrativa, lutar por recursos orçamentários e fortalecer o trabalho com os núcleos sociais. Esses são só alguns desafios. A Apidep está à disposição nesse trabalho para buscar melhorias para a entidade e no atendimento aos assistidos”, afirmou o presidente da APIDEP.

O defensor cobrou do governador a autonomia financeira da Defensoria Estadual. “Agradecemos tudo o que já foi feito pela Defensoria. Em boa hora o senhor (governador Wellington Dias) retorna para o Governo. Contamos com o senhor para alcançarmos a nossa autonomia, de fundamental importância para o nosso trabalho”, enfatizou.

A defensora Norma Lavenère, durante seu discurso, lembrou que a Defensoria está pronta administrativamente para ser autônoma financeiramente. “Temos desafios que permanecem, como a realização de concursos e maior investimento na Defensoria. Gostaria de me despedir louvando a execução da autonomia financeira, pois a Defensoria está pronta para ter a sua autonomia e para trilhar qualquer caminho que seja essencial. Mas saio com a sensação de missão cumprida. A Defensoria tem suas deficiências, mas tem 105 defensores aguerridos, que superam a cada dia”, avaliou a Norma Lavenère.

A defensora Hildeth Evangelista reforçou as necessidades da classe e afirmou que buscará melhorias, entre elas a autonomia financeira. “O governador Wellington Dias sempre foi parceiro da Defensoria e já tivemos um contato inicial, vamos acertar o passo. Estaremos trabalhando para consolidar nossa autonomia financeira através de repasse do duodécimo”, informou a Defensora-Geral nomeada.

O governador Wellington Dias encerrou o ato afirmando que colocará a “casa” em ordem. “Agradecemos o trabalho da Dra. Norma (Lavenère). Já conversei com a Dra. Hildeth (Evangelista), vamos colocar a casa em ordem. Vamos estar juntos, atuando, dando um passo de cada vez e avançando sempre”, finalizou o governador.

O momento, que aconteceu no Palácio de Karnak, contou com a participação do governador Wellington Dias, deputados, secretários, do presidente da Associação Piauienses de Defensores Públicos (APIDEP), João Lago, da atual Defensora-Geral, Norma Lavenère, e defensores. Na próxima quinta-feira, a defensora Hildeth tomará posse no cargo de Defensora Pública-Geral.
Facebook
Veja também