Viagora

Rejane Dias toma posse e lança plano de metas para a Secretária de Educação

A nova secretária foi empossada na manhã desta segunda-feira (23).

Entre as principais propostas está a conclusão das escolas técnicas profissionalizantes, sendo uma no bairro Dirceu, em Teresina, e outra em Esperantina. As duas estavam com as obras paradas. "Já foram reiniciadas as obras em Esperantina e o governador vai solicitar autorização da Assembleia Legislativa para fazer um empréstimo que possibilite a implantação de mais escolas que aliem o ensino médio aos cursos técnicos profissionalizantes", disse a secretária.

Rejane também falou sobre a ampliação das escolas de tempo integral. "Com o avanço das drogas, vemos que é uma necessidade termos essa modalidade de ensino. Nesse sentido é importante garantirmos o fornecimento de merenda escolar de qualidade para não acontecer como no ano passado, que as crianças voltavam para casa porque não tinham o que comer", destaca.

A secretária também anunciou que está sendo preparado o edital para eleições diretas de diretores de escolas estaduais. Esse é uma antiga reivindicação de professores e estudantes do Piauí.

Outra meta que a secretária promete perseguir é a redução da taxa de analfabetismo. A proposta visa estimular os municípios a cumprirem suas metas em relação a alfabetização no tempo certo. O modelo implantado no Ceará. "Os municípios que conseguirem cumprir as metas estabelecidas - nós ainda estamos definindo quais serão elas - vão receber mais ICMS", disse Rejane Dias.

O governador Wellington Dias também falou sobre as novas ideias para a educação pública e destacou o interesse de disponibilizar aulas aos sábados e domingos. "Isso é importante para garantir o acesso de todos, inclusive daqueles que não teriam disponibilidade em outros horários", disse o governador.

De acordo com Rejane Dias, a proposta está sendo analisada e a ideia é que os finais de semana possam ser utilizados para aulas em algumas modalidades específicas. "Podemos oferecer aulas de mediação tecnológica, preparar os alunos para o Enem, oferecer cursos profissionalizantes e também a educação especial inclusiva", informou a secretária.
Facebook
Veja também