Viagora

Relator indica idade mínima para a aposentadoria na transição

Relator determina 55 anos para homens e 50 anos para mulheres e também amplia acesso a regra de transição.

O relator da reforma na Previdência Social, deputado Arthur Maia (PPS-BA), afirmou nesta quarta (12) que a idade mínima para a aposentadoria, na regra da transição será de 50 anos para mulheres e 55 anos para homens.  A declaração foi dada após reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

De acordo com informações apuradas pelo portal G1, Maia também relatou na terça (11) que não haverá idade mínima para ingressar na transição e com isso, qualquer brasileiro poderá se aposentar mais cedo. Mas conforme novas regras, quem ingressar na transição receberá menos.

Questionado sobre o assunto, ele respondeu: "Tudo indica que será algo nesse tom, mas estamos ainda vendo. O que nós temos que dizer é que realmente não podemos admitir nessa altura do campeonato que as pessoas não tenham idade mínima de aposentadoria. Então, ao fazermos uma idade mínima já no momento inaugural da PEC é grandioso”.

  • Foto: Facebook/ Arthur MaiaArthur MaiaArthur Maia

Com essas mudanças qualquer trabalhador pode optar pela forma que quer se aposentar, havendo, na prática, duas regras na aposentadoria: a geral, em que idade mínima corresponde a 65 anos e a da transição, válida pra quem já contribui com a previdência. Assim, a transição vai prosseguindo até que todos se encaixem na regra geral.

Mais conteúdo sobre:

Arthur Maia

Facebook
Veja também