Viagora

TSE envia ao TCU boletins de urna para realização de auditoria

Esse trabalho de auditoria é realizado pelos técnicos do TCU, e consiste na análise dos boletins que são emitidos pelas urnas eletrônicas ao final do dia de votação.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concluiu nessa segunda-feira (24), a entrega de 4,1 mil boletins de urna do primeiro turno das eleições ao Tribunal de Contas da União (TCU). Documentos que fazem parte de uma das etapas de auditoria do TCU sobre o pleito.

Esse trabalho de auditoria é realizado pelos técnicos do TCU, e consiste na análise dos boletins que são emitidos pelas urnas eletrônicas ao final do dia de votação e possuem dados da totalização dos votos. De acordo com os auditores, para obter o resultado de 99% de certeza sobre a integridade dos boletins, é necessária a checagem dos 4 mil boletins.

A auditoria do TCU sobre o resultado das eleições deve ser encerrada no início de 2023.

Segundo o tribunal, a atuação da Corte de contas no trabalho de auditoria das urnas tem o intuito de garantir a confiabilidade das informações públicas repassadas à sociedade. Além disso, o tribunal também faz parte da comisso de transparência das eleições, grupo presidido pelo TSE.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também