Viagora

Não deverá ter consenso com MDB na eleição da Alepi, diz Flávio Júnior

Com a ausência de avanços nos diálogos do PT e MDB acerca da eleição na Alepi, Flávio Nogueira Jr. afirmou que não deve haver consenso para o revezamento das siglas.

Nesta segunda-feira (19), o deputado estadual Flávio Nogueira Júnior afirmou que o Partido dos Trabalhadores não avançou nos diálogos com o MDB para revezar a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e que não haverá consenso entre as siglas no comando da Casa.

De acordo com o parlamentar, diversas foram as vezes em que os petistas tentaram entendimento com o MDB, mas encontraram resistência. Além disso, o PT observou que o candidato Franzé teria adesões de outros partidos dentro da Casa, eliminando aos poucos a possibilidade de consenso.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraDeputado estadual Flavio Nogueira Junior
Deputado estadual Flavio Nogueira Junior

“Nada é impossível, mas durante o início do processo dessa disputa para a presidência da casa, nós tentamos o diálogo por diversas vezes com o MDB, e eles foram enfáticos através dos meios de comunicação e até em conversas privadas, que não teria consenso, que o MDB deveria permanecer no comando da Casa nos primeiros dois anos e nos próximos anos após os primeiros  dois anos, tentamos a exaustão, mas o MDB não cedia por parte de membros do partido, quando começamos a dialogar com outras forças que não eram do MDB, tivemos a grata satisfação  de receber o apoio para o deputado Franzé de outros partidos e também dentro do MDB, então, acho que uma decisão formada dentro do  Partido dos Trabalhadores hoje, é que não haverá esse consenso para daqui a dois anos o MDB comandar a casa”, explica

Com a alteração do regime interno da Alepi que proíbe a reeleição de presidente, Flávio Nogueira ressaltou que o PT não pretende reivindicar os dois biênios.

“É uma nova eleição, a gente não pode fazer uma eleição pensando na outra, cravando na outra, mas de fato que, está dentro, acordado, dentro do Partido dos trabalhadores, com os deputados, é que o consenso para que daqui a dois anos, a presidência volte ao MDB, está quase que solucionado que não haverá”, garante.

Questionado sobre o efeito desta estratégia, o deputado foi incisivo ao afirmar que o MDB não está querendo participar do governo se escolher unir-se ao PP na Casa.

“Aguardar as cenas dos próximos capítulos, se realmente se concretizar o que eu vi na imprensa, que o MDB está negociando com deputado da oposição de que ele seja um candidato da presidência, certamente o MDB não deve querer participar do governo”, afirma.

Além disso, Flávio Nogueira destacou que o MDB não teria coragem de causar esta fragmentação entre as siglas que compõem a base governista. “Eu acredito que o MDB não tem coragem de fazer isso, já viu o MDB fora do governo? será a primeira vez, eu não acredito nisso”, aponta.

Por fim, o parlamentar ressaltou a importância da participação do governador diplomado Rafael Fonteles na busca por um acordo entre PT e MDB.

“Não há guerra, não há imposição, o governador tem todo direito e deve sim participar, sempre disse para ele na primeira conversa, que ele deve sim participar do processo, embora sejam poderes diferentes o Legislativo do Executivo, mas eu estou vendo a atitude do MDB, se juntando com a oposição, lançando candidato da oposição, se isso for verdade, aí certamente acredito que o governador não irá gostar”, crava.

Facebook
Veja também