Viagora

Lula anuncia os cinco primeiros ministros para o próximo governo

De acordo com o futuro presidente, a antecipação dos nomes foi motivada pela necessidade de planejamento na montagem das equipes.

Nesta sexta-feira (09), os cinco primeiros ministro do governo de Lula para os próximos quatro anos foram anunciados pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A apresentação dos nomes aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília.

De acordo com o futuro presidente, a antecipação dos nomes foi motivada pela necessidade de planejamento na montagem das equipes.  Além disso, o anuncio ocorre também após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição no Senado.

Foto: Divulgação/ Redes SociaisLula anuncia cinco ministros para os próximos quatro anos.
Lula anuncia cinco ministros para os próximos quatro anos.

“Preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para montar a estrutura do governo e para que o governo comece a funcionar”, explicou Lula.

Entre os ministros anunciados por Lula estão o governador da Bahia, Rui Costa, que deve assumir a Casa Civil até dezembro. A pasta no atual governo de Bolsonaro é assumida pelo senador piauiense Ciro Noguera (PP).

Além disso, Fernando Haddad correligionário de Lula que em 2018 disputou o pleito para presidente da República, será o novo Ministro da Fazenda. Haddad já foi ministro da Educação e prefeito de São Paulo.

Na pasta da Defesa, o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, será responsável por estar à frente pelos próximos quatro anos.

O senador eleito e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), também foi contemplado com uma das vagas de ministros e estará conduzindo a Justiça e Segurança Pública do país. Por fim, Mauro Vieira, ex-chanceler e embaixador do Brasil na Croácia foi anunciado como novo ministro das Relações Exteriores.

O presidente eleito será diplomado junto ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) na próxima segunda-feira (12), a previsão é que novos nomes sejam anunciados após a solenidade no Tribunal Superior Eleitoral.

Com uma equipe de ministros, até o momento, composta somente por homens Lula garantiu que os próximos cargos terão diversidade. “Vai chegar uma hora em que vocês vão ver mais mulheres do que homens e muitos afrodescendentes”, pontua.

De acordo com Lula, a partir do adiamento dos nomes será possível dar celeridade nas negociações referentes a tramitação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados. O futuro ministro da Fazenda já se reuniu nessa quinta-feira (8), com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, na gestão do presidente Bolsonaro.

O presidente eleito adiantou também que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, deve ser desmembrado, contudo inicialmente quem estará concentrado nas duas pastas será Flávio Dino. O petista ainda atribuiu ao novo ministro a missão de reestruturar as carreiras da Polícia Rodoviária Federal e diminuir a interferência política nas forças de segurança.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também