Viagora

TCU vai auditar 4.161 urnas eletrônicas no 1º turno das eleições

O objetivo é aferir a integridade dos boletins de urna (Bus), e a afirma que a Corte não trata-se de uma apuração paralela.

Nesse domingo (18), o Tribunal de Contas da União (TCU), informou que vai auditar 4.161 urnas eletrônicas no primeiro turno das Eleições 2022.

De acordo com o TCU, o objetivo da ação é aferir a integridade dos boletins de urna (Bus), e a afirma que a Corte não trata-se de uma apuração paralela.

“Uma delas consiste em realizar testes amostrais em 4.161 urnas eletrônicas, em operação no dia da votação, para aferir a integridade dos boletins de urna, indispensável para a correta apuração dos votos depositados e a viabilização de recontagem e auditagem posterior”, disse o órgão.

No primeiro turno, 2 de outubro, os auditores nas capitais dos estados e do Distrito Federal vão buscar vias impressas dos boletins de urna nas seções eleitores e comparar a informação do documento físico com a disponibilizada pela Corte Eleitoral na internet, informou o Tribunal.

Segundo o órgão, será dado ciência ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da amostra selecionada após a conclusão dos procedimentos de totalização e recebimento dos respectivos dados. “Com essa ação, o tribunal atestará que a informação exposta ao público na seção eleitoral é a mesma que pelo totalizada pelo TSE e que compõe o resultado final da eleição”, diz.

Ainda de acordo com o TCU, auditoria será realizada com “foco na transparência e na prestação de contas à sociedade”. Os auditores presentes na ação, são todos servidores concursados, estáveis e independentes.

Com informações R7 

Facebook
Veja também