Viagora

Com Rejane Dias, TCE-PI terá mulheres como maioria, diz Fábio Novo

O parlamentar destacou que o ingresso da deputada federal contribui para o aumento da participação feminina nos quadros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

O deputado estadual Fábio Novo (PT) comentou sobre a aprovação do nome de Rejane Dias (PT) para assumir a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). O parlamentar destacou que o ingresso da deputada federal contribui para o aumento da participação feminina nos quadros do órgão.

Ao se ater a experiência de Rejane Dias, o parlamentar destaca a passagem da deputada pela Assembleia Legislativa do Piauí, a Câmara dos Deputados e uma secretária de governo. A indicação do seu nome, por meio do governdor do Piauí Rafael Fonteles, foi aprovada nessa quinta-feira (10) após em sabatina realizada pela Comissão de Constituição e Justiça da  Alepi.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraDeputada Fábio Novo
Deputada Fábio Novo

“Nós temos que avaliar se tem formação para a área e tem porque é formada em direito e em administração. Se tem pelo menos experiência pública de dez anos, tem porque foi deputada estadual, deputada federal e duas vezes secretária de estado. Então preenche os requisitos do que manda a legislação”, afirma.

Fábio Novo destaca ainda que a Corte de Contas do Piauí contará com maioria de conselheiras, visto que dos sete membros quatro são mulheres.

“Na minha avaliação o que é mais interessante é que a Corte de Contas é composta por sete membros, hoje nós temos três mulheres, conselheira Lilian, a conselheira Flora e a conselheira Waltânia. Com a aprovação do nome de Rejane Dias, nós passaremos a ter maioria de mulheres na maior corte de contas do estado”, explica.

Para o deputado a importância deste fato se concentra na busca por equidade de gênero que deve ser perpetuado não somente no Tribunal de Contas do Estado.

“Eu considero isso um avanço importante porque sempre defendi a equidade. Lembro aqui que quando fui presidente do meu partido no estado, fomos o primeiro diretório a instituir que as mulheres deveriam ser pelo menos 50%. Então, com a aprovação do nome dela, a corte de contas do estado passa a ter quatro mulheres e três talvez seja a primeira corte de contas do país, é preciso fazer uma pesquisa, onde as mulheres passarão a ser maioria. Foi isso que eu destaquei aqui no momento do meu voto”, ressalta.

Mais conteúdo sobre:

Fábio Novo

Rejane Dias

Facebook
Veja também