Viagora

Acordo entre MDB e PT na Alepi não tem ruptura, diz Henrique Pires

O parlamentar nega que o PT vá lançar uma chapa e disputar o segundo biênio da mesa-diretora da Alepi.

Nesta terça-feira (24), o deputado estadual Henrique Pires (MDB), falou a respeito do acordo entre PT e MDB a respeito da mesa-diretora dos próximos dois biênios na Assembleia Legislativo do Piauí (Alepi).

O parlamentar nega que o PT deu indícios de que irá lançar uma chapa para concorrer ao segundo biênio, e afirma que o acordo em que o deputado Franzé Silva (PT), será presidente da casa em 2023/2024 e Severo Eulálio (MDB), ficará a frente da Alepi no biênio 2025/2026.

De acordo com o parlamentar, o MDB e PT possui um acordo chancelado pelo governador Rafael Fonteles. Henrique Pires afirma que não há assinatura, nomes de quem está divulgando a informação, que é contrária ao que está em vigor, o acordo entre o PT e MDB que foi realizado.

Foto: Bruna Sousa/ ViagoraHenrique Pires
Henrique Pires
“Não. Vejo notas pela imprensa, mas absolutamente, tanto o líder do governo indicado pelo governador Rafael, que é deputado Fábio Novo, o presidente do PT, o Limma, o próprio presidente da Assembleia, que vai ser reeleito com o nosso voto, o Franzé, todos falam a mesma coisa. Essa história que sai de canto ou outro, eu nunca vi uma assinatura, no dia que tiver uma assinatura de algum eleitor, que são os 30 parlamentares, a gente começa discutir isso, mas hoje, o que nós temos é um acordo chancelado pelo nosso líder Rafael, pelo ex-governador Wellington Dias, pelo Vice-governador Themístocles Filho, nesse primeiro biênio para o PT e o segundo para o MDB”, disse.

Questionado sobre o caso do Partido dos Trabalhadores (PT) realmente decidir lançar uma chapa para concorrer os dois biênios, se seria uma decisão que vai contra o governador Rafael Fonteles, o deputado estadual comenta que não sabe se seria contra o governador, mas certamente seria uma decisão que vai em oposição ao que foi acordado entre os dois partidos.

“Eu não sei se é contra o governador, mas é contra o que foi combinado. Por exemplo, quando o deputado Franzé chama o Evaldo Gomes para poder ser o vice-presidente, ele que é um deputado estadual que não pertence a uma bancada, nós, como foi um acordo que houve, não há problema algum. Quando se convida um deputado da oposição para ser o primeiro secretário, também da chapa dele, foi um acordo que ele fez, nós aceitamos tranquilamente e vamos compor a chapa também do biênio dele. O outro biênio, já está combinado, que na primeira vice-presidência ela será indicada pelo PT, e a primeira secretaria pelo Progressistas, para mim está tudo acordado e combinado”, comentou.

O deputado Henrique Pires também afirmou que há um acordo definido entre o PT e MDB, e não vê nenhuma ruptura do governo estadual, já que a expectativa é que ele seja cumprido. “A gente tem que pensar em coisa boa, em coisa positiva, hoje tem acordo firmado do MDB com o PT, então não vejo ruptura nem agora, nem recentemente”, afirmou.

Facebook
Veja também