Viagora

MDB está avaliando disputa à Prefeitura de Teresina, diz Marcelo Castro

O senador falou nesta segunda-feira (9), sobre as decisões do partido no âmbito das eleições de 2024.

Na manhã desta segunda-feira (9), o senador Marcelo Castro (MDB), marcou presença na reunião entre o governador Rafael Fonteles e os representantes da Associação Piauiense de Municípios (APPM), que aconteceu na sede do órgão. Na ocasião, o parlamentar comentou acerca das decisões do partido, no que diz respeito às eleições municipais de 2024.

A sigla ainda não revelou se irá lançar pré-candidato próprio à prefeitura de Teresina ou se irá apoiar a campanha de Fábio Novo (PT), que teve sua pré-candidatura oficializada nesse sábado (7). De acordo com Castro, o partido visa ter a maior quantidade possível de representantes nas câmaras e prefeituras, fortificando a própria base.

“Na linha direta, [queremos] lançar o maior número de candidatos nos municípios do Piauí, à prefeito, vice-prefeito e vereador. A maior oportunidade de um partido se fortalecer é nas eleições municipais, em que há fortalecimento da base, elegendo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores. Então, este é o propósito do MDB e nós entendemos que o partido está bem posicionado, desde as últimas eleições”, afirmou o senador.

O parlamentar falou também sobre o posicionamento do MDB na disputa eleitoral de Teresina. Segundo o parlamentar, a sigla aguarda e passa por avaliações internas para a tomada de decisões sobre o representante do partido na prefeitura, ponderando se o melhor caminho seria o lançamento de candidatura própria ou união à base petista.

Foto: Matheus Santos/ViagoraMarcelo Castro
Marcelo Castro

“Em Teresina, estamos no compasso de espera, porque temos que avaliar se o MDB terá um candidato competitivo. Defendo que, se o partido vislumbrar essa chance, não abriria mão da possibilidade. A nossa estratégia é dar tempo ao tempo e ver qual seria a melhor decisão, não só para o MDB, mas para todo o grupo que faz parte da base do governador Rafael Fonteles”, disse.

Também acerca da possibilidade de apoio à base do Governo do Estado, que lançou Fábio Novo (PT) como cabeça de chapa na disputa pela prefeitura teresinense, Marcelo Castro afirma que ainda não há resolução concreta.

“Como a eleição de Teresina tem dois turnos, não há essa obrigatoriedade de união no primeiro turno, mas poderemos nos unir no segundo, como aconteceu em 2020, quando cada partido teve o seu candidato – o MDB com o Dr. Pessoa, o PL com o Fábio Abreu, o PT com o Fábio Novo, o PSD com a Simone Pereira. O Dr. Pessoa foi para o segundo turno e todos os outros o apoiaram. Então, precisamos avaliar bem a estratégia eleitoral do próximo ano, com um candidato único da base do Governo ou com mais de um candidato”, declarou o senador.

Questionado sobre interações entre membros do MDB com Fábio Novo, o senador foi enfático: “Tirar foto não significa dar apoio. O partido vai esperar o momento de tomar uma decisão e pode ser de apoiar o deputado Fábio Novo, mas ainda não há decisão”, concluiu.

Facebook
Veja também